Capacitação da Lei Lucas chega a todos os profissionais de rede municipal de ensino de Venâncio Aires

Olá Jornal
novembro06/ 2023

Com 108 horas de capacitação de como proceder em casos como engasgo, convulsão, queda, fratura e desmaio, profissionais da rede municipal de ensino de Venâncio Aires, receberam instruções para garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar. Depois dos 27 encontros da programação, promovida pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde, em parceria com o Serviço Móvel de Urgência (Samu), as direções das escolas foram reunidas nesta segunda-feira (6) para entrega dos certificados. Na parte da manhã, foram as direções das escolas de Educação Infantil e a tarde para as escolas de Ensino Fundamental, totalizando 845 educadores.

A capacitação chegou a todos os profissionais da rede municipal, sendo 343 do Ensino Fundamental e 502 da Educação Infantil. A programação atende a Lei Federal 13.722/2018, chamada de Lei Lucas, criada a partir do caso do menino Lucas Begalli, de 10 anos, de Campinas (SP), que acabou se engasgando durante um passeio escolar e não resistiu. A entrega dos certificados que vão ficar expostos nas escolas foi feitas pelos secretários de Educação, Emerson Elói Henrique, de Saúde, Tiago Quintana e pela enfermeira responsável técnica pelo Samu, Patrícia Mello da Silveira.

“Só foi possível um treinamento desse porte graças a uma parceria entre a Secretaria da Educação e da Saúde, e o entendimento da comunidade escolar que reconheceu a importância da escola fechar um dia para que ocorresse a capacitação dos profissionais, pois uma vida pode ser salva em minutos”, destacou o secretário de Educação. Já o secretário de Saúde falou do cumprimento a lei que o municípios ao promover a programação e ressaltou a importância de trabalhos em parceria entre as duas pastas, “Essa capacitação dá continuidade a nossa parceria tão importante, assim como o Sorria Venâncio e o Centro Integrado Escola e Saúde, o Cies, que que acontecem graças ao trabalho conjunto dos profissionais das escolas e da saúde”. A enfermeira do Samu falou que o município passou a ser referência para o Estado e que recebeu contatos de outras unidades do Serviço Móvel para saber como foi promovida a capacitação. “A nossa equipe do Samu se sentiu muito bem acolhida em todas as escolas que estivemos e já projetamos novos encontros de reciclagem, já que as técnicas e práticas vão mudando, então vamos atualizando também os professores”, destacou a enfermeira.

“Muito mais do que um curso, foi um espaço de trocas de experiências. Essas trocas feitas pelos profissionais do Samu que com muita competência e sabedoria nos passaram de forma dinâmica essas técnicas. Hoje nos sentimos mais seguros em relação a como agir em momentos que exigem uma atitude rápida e segura”, avalia a diretora da Emei Mônica, Nadir Pontin. Trabalho com mais segurança também é manifestado pela diretora da Daiane Junqueira, diretora da Emei Vovô Puthin, lembrando a importância das instruções e formação da Lei Lucas para os profissionais da Educação infantil, que trabalham diretamente com bebês e crianças menores.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal