Câmara Setorial do Tabaco tem contrabando e eventos internaiconais na pauta de encontro desta quinta

Olá Jornal
agosto12/ 2021

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco terá encontro nesta quinta-feira, 11. A reunião ocorrerá das 9h às 12h, por videoconferência. Na pauta estão contrabando, safra, exportações, Verde é Vida, a 9ª Conferência das Partes (COP9) e a 2ª Reunião das Partes (MOP2), sobre o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco. Os eventos internacionais estão confirmadas para novembro com realização em formato virtual.

O presidente da Câmara Setorial, Romeu Schneider, explica que o encontro da Câmara Setorial contará com a presença de integrantes secretaria da agricultura familiar, ligada ao Ministério da Agricultura. O objetivo é atualizar as informações sobre os eventos promovidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Estamos em busca de informações sobre o formato do evento e de como o governo brasileiro pretende se organizar. Precisamos nos atualizar sobre os próximos passos pois o evento este ano será virtual”, afirma Schneider.

Outro assunto que preocupa é o contrabando de cigarros. O tema será abordado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Edson Vismona. “É um tema que sempre preocupa e por isso precisamos estar atualizados sobre os números e o impacto no mercado legal”.

Dados da Receita Federal mostram que o cigarro ilegal representa 66% dos produtos apreendidos no RS, um aumento de 14% em relação à 2019. Somente em ICMS, o estado deixou de arrecadar R$ 213 milhões.

PANORAMA
A reunião contará ainda com a participação do presidente da Afubra, Benício Werner, que trará um panorama da Safra 2020/2021 e do presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, que abordará as exportações e culturas pós-fumo. Também estará presente o coordenador pedagógico do projeto Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes. A iniciativa completou 30 anos no último dia 08.

Olá Jornal