Câmara de Vereadores aprova contratação temporária de oito monitores escolares

Olá Jornal
julho10/ 2023

A sessão da Câmara de Vereadores contou com seis matérias na pauta de votações nesta segunda-feira, 10. O destaque foi a legislação do Executivo Municipal solicitando autorização para contratações temporárias. Os parlamentares aprovaram de forma unânime os contratos emergenciais para oito Monitores de Educação Básica. O período do contrato será de até dois anos. A remuneração será de R$ 2.108,06 para 30 horas semanais. Os profissionais serão contratados por meio de processo público simplificado. Os monitores irão atuar na orientação dos alunos na entrada dos estudantes nas escolas Alfredo Scherer, Benno Breunig, Cidade Nova, Dois Irmãos, Dom Pedro II, José Duarte de Macedo, Otto Gustavo Daniel Brands e Odila Rosa Scherer. 

Essas escolas foram selecionadas por não terem profissionais em número suficiente para atender os alunos antes do horário de início de cada turno de aula. Os monitores estarão disponíveis para receber os alunos 15 minutos antes de cada turno e organizá-los no pátio, além disso, esses profissionais auxiliarão nos recreios, em sala de aula e estudantes com deficiência ou TEA (transtorno do espectro autista) que necessitam de apoio. 

As contratações se somam a outras medidas adotadas pela Administração Municipal para aumentar a segurança nos educandários através de um controle mais efetivo do fluxo de pessoas e dar alento à comunidade escolar,principalmente, relacionado aos últimos acontecimentos de ataques a escolas.

CLICK SAÚDE

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira, 10, o Clique Saúde. A legislação busca garantir link no site oficial da Prefeitura ou em Mídias Sociais com informações detalhadas dos locais, horários, datas e números de fichas de atendimentos médicos ou odontológicos, com a correspondente especialidade e informações sobre a saúde pública. A lei tem autoria do vereador André Puthin (MDB), e busca garantir maior publicidade sobre os serviços de atendimento aos pacientes venâncio-airenses. O texto contou com uma emenda, proposta pela vereadora Claidir Kerkhoff (União), que amplia o prazo para a validade. Inicialmente o texto previa vigorar em trinta dias, após a publicação. Com a emenda, o Município terá 120 dias para aplicação. 

HINOS

Durante as votações, os parlamentares também aprovaram lei que obriga, durante as sessões da Câmara de Vereadores, em eventos oficiais, a reprodução em telão da letra dos hinos executados. A matéria tem autoria do vereador Elígio Weschenfelder (PSB), e busca ampliar o acesso às letras oficiais dos hinos, em especial para estudantes em fase de alfabetização. 

MOÇÃO

No encontro semanal os parlamentares também aprovaram por maioria de votos a moção de repúdio proposta por Diego Wolschick (PTB). O documento será encaminhado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), na pessoa de seu presidente nacional André Peixoto Figueiredo Lima, pela ação movida pela sigla, em desfavor do ex-presidente Jair Bolsonaro, denuncia que ocasionou a inelegibilidade de Bolsonaro, em julgamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 30 de junho. A moção contou com votos contrários das vereadoras Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Luciana Scheibler, ambas do PDT. 

Colaboradores, comunicadores e direção do Rádio Venâncio Aires participaram da sessão desta segunda-feira, 10 de julho

HOMENAGEM 

Na reunião também foi aprovada homenagem ao projeto Comunidade em Sintonia da Rádio Venâncio Aires (RVA). O requerimento tem autoria da vereadora Claidir Kerkhoff (União). O Comunidade em Sintonia iniciou em 2016 e está prestes a completar 50 edições. Neste ano são sete localidades que receberão as programações. Comunicadores, direção e colaboradores acompanharam a sessão com a votação do requerimento. 

Os radialistas, João Paulo Heck e Jeferson Schwingel (GP), utilizaram a tribuna para agradecer o reconhecimento feito pela Câmara de Vereadores. “A emissora tem sua vocação social, de ajudar a sua comunidade. Ao longo desses anos a Rádio Venâncio Aires tem dedicado muitos momentos para ajudar a sua comunidade. Este projeto é mais um item de apoio,” destacou Heck.

Olá Jornal