Câmara de Vereadores aprova concessão títulos de Cidadão de Venâncio Aires 

Olá Jornal
maio03/ 2023

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou a sessão semanal nesta quarta-feira, 03. As reuniões ordinárias ocorrem às segundas, porém, por conta do feriado do Trabalhador, o encontro foi transferido. O destaque da pauta de votações foram 15 projetos de lei com homenagens a partir da concessão do título de Cidadão de Venâncio Aires. A honraria é entregue a pessoas indicadas pelos parlamentares, que exercem importantes ações na Capital do Chimarrão, porém, não nasceram no município. 

A entrega desses títulos ocorre na próxima sessão solene, que marca o Aniversário de 132 de Venâncio Aires, no próximo dia 11 de maio. A solenidade será realizada na Sociedade de Leituras. 

Nesta quarta-feira, 03, foram aprovadas as concessões para: Moacir Marasca, indicado por Claidir Kerkhoff (União); Álvaro José Bernardi, de autoria de André Puthin (MDB); Neuri José Schneid, indicação de Claudete Cittolin (PSD); Clóvis Antônio Schwertner, proposta por Elígio Weschenfelder (PSB); Moacyr da Rosa Terres, indicado pelo presidente Gerson Ruppenthal (PDT); José Alcampes Winck, de autoria de Renato Gollmann (PTB); Maristela Josefina Cetolin, indicada por Clécio Espíndola (PTB); Cláudio José Dietrich, título proposto por Luciana Regina Scheibler (PDT); Nelceu José Wollmann, indicato por André Kaufmann (PTB); Marco Antônio Silva, indicação de Sandra Helena Wagner (PSB); Luiz Paulo Artus, homenagem de autoria da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT); Adilson Jair Bellan, indicado por César Garcia (PDT); Udo Pierret, título proposto por Diego Wolschick (PTB); Rodrigo Machado Mello, indicação de Ezequiel Stahl (PTB) Ana Amélia Maciel, título proposto por Samuel Auri de Melo Gisch (PDT). 

Na sessão do dia 24 de abril também foi aprovada a concessão de título de Cidadão de Venâncio Aires ao médico veterinário Lucas Lorenzon. O autor da proposta foi o parlamentar Benildo Soares (Republicanos). 

IMBRÓGLIO

A sessão desta quarta-feira, 03, foi suspensa após questionamentos da bancada de oposição. Os parlamentares questionaram a ausência da vereadora Luciana Scheibler (PDT), apesar de um requerimento de licença da parlamentar estar na pauta de discussões. Sem aprovação do afastamento na sessão desta segunda-feira, a reunião contava com 16 parlamentares, podendo resultar em questionamentos legais para os atos do dia. Com isso, o presidente da Casa, Gerson Ruppenthal (PDT), suspendeu a reunião para análise da situação. Ficou acordado que o suplente de vereador, Samuel Gisch, que ocuparia a cadeira da parlamentar, ficaria de fora da sessão. Com isso, a sessão contou com a presença de 14 vereadores, já que a licença de Luciana passou a contar após aprovação do requerimento. Gisch acompanhou o encontro ordinário da plateia. Luciana ficará ausente por 30 dias. 

Sessão foi suspensa para definição dos encaminhamentos legais após questionamento sobre licença da vereadora Luciana Scheibler (PDT)

SEGURANÇA

Na sessão também foi aprovado requerimento do vereador Ezequiel Stahl (PTB), solicitando que a presidência do Legislativo Municipal, aplique a sobra do orçamento para ampliação das ações de segurança nas escolas municipais, através de vigilantes, implantação de câmeras de monitoramento e botão de pânico. 

PARTICIPAÇÃO

Também foi aprovado na reunião desta semana o uso da tribuna livre pelo deputado estadual Airton Artus (PDT). O parlamentar irá utilizar o espaço na próxima segunda-feira, 08, para falar sobre o projeto de incentivo fiscal aos hospitais filantrópicos, e a criação de uma Frente Parlamentar de Tecnologia 5G.

Secretário municipal da Saúde, Tiago Quintana (PDT) ocupou a tribuna para apresentar relatório ações da pasta

TRIBUNA LIVRE

A Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, realizou o convite oficial  aos vereadores para participação na festa que será realizada nos dias 06 e 07 de Maio no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.

Encerrando a sessão desta quarta-feira, 03, o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana (PDT), utilizou o espaço para apresentar relatório de ações da pasta municipal. Na oportunidade os parlamentares presentes tiveram oportunidade de realizar questionamentos sobre os serviços na área da saúde. 

O gestor destacou as medidas já implantadas que buscam melhorar os atendimentos à população, entre elas, implantação do Centro de Especialidades Médicas, contratação de 12 novos profissionais médicos, e nos próximos dias serão contratados 22 novos agentes de saúde. 

Os questionamentos envolveram os atendimentos pediátricos na cidade e o funcionamento da UTI voltado aos atendimentos infantis. Quintana destacou que o Município estuda a implantação de uma escala de consultas pediátricas para a Unidade de Pronto Atendimento, até o fim do ano. “Temos recursos e vamos buscar os profissionais para realizar esse atendimento.”

Sobre o funcionamento da UTI Pediátrica do HSSM, o secretário destacou que há uma discussão com o Governo do Estado para garantir o custeio adequado. O Município fará um aporte extra para garantir o funcionamento inicial e vai seguir lutando para os repasses para manter a unidade. 

Ao longo de 2022 foram realizadas em Venâncio Aires mais de mil cirurgias eletivas, 32 mil consultas especializadas e 11 mil exames de especialidades.

INFORMATIVO SESSÃO ORDINÁRIA 03 DE MAIO DE 2023

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O REQUERIMENTO N° 0047/2023 DE AUTORIA DA VEREADORA LUCIANA REGINA SCHEIBLER/PDT. Matéria autoriza licença para tratar de interesse particular pelo período de trinta (30) dias, a contar do dia 02 de maio de 2023.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O OFÍCIO DO EXECUTIVO N° 0130/2023 que solicita votação em regime de urgência dos projetos de lei 048 e 049 de 2023. 

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0048/2023 que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, reformula o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo e o Conselho Tutelar.

APROVADO POR UNANIMIDADE O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0049/2023 que altera a redação do art. 2º da Lei nº 7.153, de 12 de abril de 2023, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar Operação de Crédito com a Caixa Econômica Federal”.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0050/2023 autoriza o Poder Executivo a prorrogar o Contrato Temporário decorrente da Lei nº 6.953, de 25 de fevereiro de 2022.

APROVADO DE FORMA UNÂNIME O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0003/2023 que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor Moacir Marasca. 

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0004/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR ANDRÉ PUTHIN/MDB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Sr.  Álvaro José Bernardi.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0005/2023 DE AUTORIA DA VEREADORA CLAUDETE CITTOLIN/PSD que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires à Neuri José Schneid.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0006/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR ELÍGIO WESCHENFELDER/PSB que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor Clóvis Antônio Schwertner.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0007/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR GERSON RUPPENTHAL/PDT que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires à Moacyr da Rosa Terres.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0008/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR RENATO GOLLMANN/PTB que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor José Alcampes Winck.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0009/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR CLÉCIO ESPÍNDOLA/PTB que concede o Tìtulo de Cidadão de Venâncio Aires à Maristela Josefina Cetolin.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0010/2023 DE AUTORIA DA VEREADORA LUCIANA REGINA SCHEIBLER/PDT que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Sr.  Cláudio José Dietrich.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0011/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR ANDRÉ KAUFMANN/PTB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor Nelceu José Wollmann.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0012/2023 DE AUTORIA DA VEREADORA SANDRA HELENA WAGNER/PSB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Marco Antônio Silva.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0013/2023 DE AUTORIA DA VEREADORA ANA CLÁUDIA DO AMARAL TEIXEIRA/PDT que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Luiz Paulo Artus.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0014/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR CÉSAR GARCIA/PDT que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Adilson Jair Bellan.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0015/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR DIEGO WOLSCHICK/PTB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires” ao Senhor Udo Pierret

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0016/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR EZEQUIEL STAHL/PTB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Rodrigo Machado Mello.

APROVADO O PROJETO DE DECRETO DO LEGISLATIVO Nº 0017/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR SAMUEL AURI DE MELO GISCH/PDT que concede Título de Cidadã de Venâncio Aires a Sra. Ana Amélia Maciel.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O REQUERIMENTO N° 0044/2023 DE AUTORIA DE EZEQUIEL STHAL/PTB. O requerimento indica a utilização das sobras financeiras da Câmara Municipal de Vereadores, oriundas do repasse de duodécimo para a aplicação em segurança nas escolas da rede municipal.

APROVADO DE FORMA UNÂNIME O REQUERIMENTO N° 0048/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR JAIRO BENCKE/PSB requerendo que seja prestada homenagem a “Comunidade de Linha Isabel”, pela extraordinária história de lutas e conquistas nos seus 150 anos de existência, que se comemora neste ano de 2023.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O REQUERIMENTO N° 0049/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR GERSON RUPPENTHAL/PDT. O requerimento encaminha solicitação para uso da tribuna ao Deputado Estadual Airton Artus, (PDT/RS) para explanar sobre o seu Projeto de Incentivo Fiscal aos Hospitais Filantrópicos e sobre a Criação da Frente Parlamentar de Tecnologia 5G.

Olá Jornal