Cai consumo médio diário de água da população venâncio-airense

Olá Jornal
abril01/ 2023

Maior consciência sobre desperdício e mais eficiência no abastecimento estão ajudando a reduzir o consumo diário de água por habitante da cidade. Os dados mais recentes do Instituto Trata Brasil apontam que por dia cada venâncio-airense consome 85,04 litros. Neste volume estão não só a ingestão do líquido, mas também a sua utilização para abastecimento dos imóveis.

O valor representa uma leve queda de 0,31% se comparado a 2020. O cálculo do instituto leva em consideração o total de água tratada distribuída, dividido pelo número de habitantes do município. O consumo per capita é acompanhado também pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

ara a empresa as métricas são diferentes, já que levam em consideração a média mensal, pensando em futuros investimentos nos bairros e loteamentos. Conforme o superintendente da região Central da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, em média o consumo mensal por imóvel atendido pela companhia chega a 9m³, ou seja, nove mil litros por mês na cidade. “Temos casos de imóveis com consumo de até 30m³, outros com 4m³ por mês, mas a média chega a 9m³. Os projetos de obras para abastecimento levam em consideração a média municipal, para aplicar nos investimentos das redes.”

Para o gestor da Corsan, os números de Venâncio Aires são considerados bons, frente ao crescimento da demanda por água tratada. “Os números estão dentro das médias de outros municípios da região. O padrão médio apontado pela literatura especializada é de consumo médio de até 150 litros por dia de consumo per capita. Porém a redução deste número ocorre também com a conscientização do consumidor, quanto ao uso da água para as tarefas diárias,” comenta Epstein.

INDICADORES
A média diária de consumo apontada pelo Trata Brasil em Venâncio Aires é menor do que a verificada no Rio Grande do Sul. No estado, o volume médio de consumo está em 130,73 litros. No Brasil, esse número chega a 129,51 litros. Entre as principais cidades da região, o consumo venâncio-airense também figura como menor. Em Santa Cruz do Sul, o consumo de água per capita está em 133,34 litros. Já em Lajeado, esse volume chega a 155 litros diários.

Olá Jornal