Praça de pedágio de Venâncio Aires está operando com sistema de cobrança mais rápido

Olá Jornal
abril01/ 2023

A Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, concluiu esta semana, as obras de modernização da praça de pedágio de Venâncio Aires. Os trabalhos, que iniciaram em 2022, incluíram melhorias na estrutura e, principalmente, a atualização do sistema de cobrança. De acordo com o gerente de Operações, Ricardo Abreu, o sistema passou por uma modernização tecnológica, que mudou os equipamentos de pista e o processamento de dados. “O sistema atual possui uma interface mais intuitiva para o arrecadador, o que possibilita um atendimento mais ágil nas praças de pedágio”, explica. 

Além disso, as pistas automáticas estão operando com um sistema de consulta mais rápido, o que permite que os veículos cadastrados tenham o acesso liberado em instantes. Abreu também destaca a mudança na distribuição dos tipos de pistas da praça de pedágio. Após a reforma, estão operando, por sentido, uma pista automática e mais uma pista mista – que pode atender de maneira automática ou manual, conforme indicado no painel de pista. Além disso, há mais três pistas manuais por sentido, sendo 2 reversíveis. O gerente de Operações acrescenta que a Praça de Candelária, que também passa por reformas, deve ficar pronta até meados de abril. 

Saiba mais

A praça de pedágio de Venâncio Aires é a que tem o maior tráfego entre as cinco existentes na RSC-287. De acordo com a Rota de Santa Maria, o posto de cobrança registra em média 13 mil veículos por dia. Para promover mais segurança para esses usuários, a Rota de Santa Maria disponibiliza ao longo da rodovia quatro ambulâncias básicas e médico regulador 24 horas.

Além disso, conta com um Centro de Controle Operacional (CCO)  que faz a gestão e estratégia de todos os atendimentos realizados na rodovia. Possui, dois guinchos leves, dois guinchos pesados, um caminhão munck, um caminhão pipa, três viaturas de inspeção, dois reboques para apreensão de animais, além de veículos de gestão que ficam 24 horas por dia de prontidão.

Olá Jornal