Cadeia produtiva do tabaco inicia preparação para a Conferência das Partes para o Controle do Tabaco que ocorre no fim de novembro

Olá Jornal
janeiro28/ 2023

O setor do tabaco inicia a preparação para acompanhar os debates sobre as medidas para o controle do tabaco. A 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro e a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco já tinha local definido desde 2021. Porém, o secretariado do tratado divulgou as datas exatas, o que abre contagem para os eventos que são acompanhados de perto por representantes da cadeia produtiva no Brasil.

Neste ano a COP10 será realizada entre os dias 20 a 25 de novembro. Já a MOP3 ocorre de 27 a 30 de novembro. A Cidade do Panamá vai receber os debates, que tratam de ações públicas dos países membros do tratado de saúde para diminuir o consumo de cigarros. Porém, a cada edição da conferência, representantes do setor produtivo ficam em alerta, já que medidas proibitivas, propostas pelo acordo global, podem afetar economicamente produtores e setor industrial.

Altamente regulado, o setor do tabaco também pretende manter em debate questões econômicas, especialmente no Rio Grande do Sul. As exportações de tabaco ficaram em segundo no lugar no ranking dos negócios internacionais gaúchos, atrás apenas da soja.

ARTICULAÇÃO
A partir da formalização do calendário dos eventos da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, no Brasil, lideranças políticas, representantes de entidades ligadas aos produtores e indústrias, articulam encontros com representantes do governo brasileiro. Um grupo técnico foi formado na última quinta-feira, 26, em reunião na sede da Afubra. Os trabalhos buscam articular debates em defesa da cadeia produtiva. O grupo é liderado pelo diretor da Abifumo, Giuseppe Lobo. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), integra o trabalho, como representante da Amvarp.

Primeira reunião do Comitê Técnico da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco ocorreu quinta-feira – Foto: Divulgação/AI PMVA

CONFERÊNCIA
A expectativa para as discussões entre os 182 países que fazem parte do tratado, passa também pelos novos dispositivos para fumar. O assunto já foi adiantado na COP9, realizada de forma online na sede da OMS em Genebra, na Suíça. Entidades que defendem os dispositivos, como forma de redução de danos à saúde do consumidor, articulam posições de países membros da convenção.

Tanto a COP10 como a MOP3 serão realizadas no Centro de Convenções do Panamá e devem reunir mais de 1,5 mil pessoas, entre delegados de países e observadores. O Brasil desde 2005 faz parte do tratado.

FOTO: Divulgação/Pixabay

Olá Jornal