BAT Brasil completa 120 anos de história com foco na produção sustentável de tabaco

Olá Jornal
abril25/ 2023

Pautada pelo desenvolvimento sustentável da sua cadeia produtiva desde o início das suas atividades, a BAT Brasil é reconhecida como líder no setor de tabaco no país com ações inovadoras e sustentáveis, buscando desenvolver e investir em tecnologias que fortaleçam a produção, bem como as matrizes energéticas renováveis em suas fábricas e usinas.  A empresa, que celebra 120 anos de história nesta terça-feira, 25 de abril, mantém-se atenta a assuntos relevantes à cadeia produtiva do tabaco a fim de impulsionar a agricultura sustentável das pequenas propriedades rurais familiares no Sul do país. 

Por meio de diferentes iniciativas, programas e projetos, a empresa estimula a expansão do agronegócio no Brasil, tornando-se referência para todo o setor. Exemplo recente disso é o Programa ESG Farms, lançado em 2021 e que vem ao encontro com a estratégia da agenda global de ESG (termo em inglês que representa as ações de sustentabilidade considerando os pilares Ambiental, Social e de Governança). O programa de sustentabilidade socioambiental busca desenvolver as propriedades integradas e torná-las mais prósperas e sustentáveis, em linha com as exigências de mercado e legislação.

Neste contexto, o produtor rural que adere à iniciativa pode implementar ou expandir ações relacionadas à rentabilidade e eficiência, produtividade e qualidade, legislação e sustentabilidade socioambiental, em linha com as legislações e exigências de mercado nacional e internacional. “Nosso olhar atento às temáticas de sustentabilidade e bem-estar do produtor não é de hoje e continuaremos buscando iniciativas que desenvolvam a agricultura familiar da produção de tabaco de forma ampla e eficiente.”, pontua a Gerente de ESG, Comunicação e Difusão de Tecnologias da BAT Brasil, Amanda Cosenza.

A BAT Brasil, alinhada às transformações do Grupo BAT, prioriza questões como a inclusão e diversidade, a proximidade com o cliente, não apenas atendendo suas necessidades, mas também inspirando a sociedade e mantendo seu compromisso com a comunidade. Esse alinhamento é comprovado pelas certificações conquistadas em 2022 pela Unidade de Processamento de Tabaco de Santa Cruz do Sul (RS) de AWS (Alliance Water Stewardship) que ratifica a gestão responsável da água, colocando a empresa em um seleto grupo mundial que conquistou este reconhecimento e de Carbono Neutro que confirma a jornada de inovação e melhoria contínua de processo, bem como o aumento de eficiência energética, contribuindo assim para o combate do Aquecimento Global e a preservação dos recursos naturais ambos e pelas ISOs 9001, 14001 e 45001 que, desde 2000, reconhecem a qualidade do processo, do produto, da gestão Ambiental e da Saúde e Segurança na BAT Brasil.

No Brasil, a empresa está presente em todos os 26 estados brasileiros, atuando com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais. Há dez anos, a empresa é certificada pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do Brasil.

SIPT

A história centenária da BAT Brasil (que até 2020 era conhecida como Souza Cruz) também é marcada pelo pioneirismo no campo. Criado em 1918, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) é uma parceria técnico-comercial que viabiliza e facilita o acesso do produtor rural às sementes e aos insumos necessários para o plantio. Além disso, a Companhia assegura a compra de toda a safra, independentemente do seu resultado, e oferece assistência técnica por meio de uma qualificada equipe de orientadores agrícolas que atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em 2021, a BAT Brasil tornou-se a primeira empresa de tabaco do Brasil a ser certificada com o selo oficial do Governo Brasileiro, pela Produção Integrada Brasileira. A certificação ratifica o uso das melhores práticas agronômicas e ambientais realizadas pelos produtores rurais, considerando aspectos como manejo do solo, uso racional dos recursos, produtividade, qualidade, novas tecnologias e rastreabilidade. Ao todo, mais de 16 mil produtores integrados à empresa foram certificados. “A PI Tabaco reforça o compromisso da BAT Brasil com a agenda global de ESG e com os produtores parceiros, pois permite que a produção de tabaco seja cada vez mais competitiva e aderente às demandas do mercado global, garantindo assim a rentabilidade ao Sistema Integrado de Produção”, destaca a gerente.

História

A trajetória da empresa iniciou em 1903, com a Fábrica de Cigarros Feitos a Mão. Em 1914, o grupo BAT assumiu o controle acionário da antiga Souza Cruz. Quatro anos mais tarde, em 1918, foi instituído o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT). Em 1966, a empresa atingiu a marca de três milhões de mudas de eucalipto junto aos produtores integrados, já mostrando a preocupação dela com a sustentabilidade ambiental.

Em 1995 foi a vez de avançar no processo de digitalização no campo. Já entre 2008 e 2011 a empresa deu início à assinatura dos termos de compromisso com Ministério Público do Trabalho, Ibama e Ministério Público do Meio Ambiente. Em 2015, o marco foi a difusão de tecnologia. Em 2018, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco completou 100 anos.

Dois anos mais tarde, em 2020, a Souza Cruz se tornou BAT Brasil e, em 2021, conseguiu a certificação de 100% da produção de tabaco pelo PI Tabaco do Governo Brasileiro. Em 2023, a empresa, líder no mercado brasileiro de cigarros, celebra 120 anos de uma história de sucesso, exemplo de prosperidade e sustentabilidade, com o slogan: Juntos há 120 anos construindo um amanhã melhor!

CRÉDITO: AI BAT BRASIL/Four Comunicação

Olá Jornal