Audiência da cadeia produtiva do tabaco com o Ministério das Relações Exteriores vai tratar sobre a COP10 

Olá Jornal
setembro11/ 2023

Na próxima quarta-feira, 13, às 12h, uma comitiva do setor de tabaco, liderada pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS), estará em audiência com o chefe da Divisão de Saúde Global do Ministério das Relações Exteriores, Igor Barbosa, em Brasília. Em pauta, a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10).  

O grupo, formado ainda por representantes de Afubra, Sinditabaco, Fetag/RS, Abifumo, Amprotabaco e Fentifumo – irá reforçar a importância da produção de fumo para a economia do país e para a agricultura familiar. O objetivo é sensibilizar a delegação brasileira que participará da COP10, em novembro, no Panamá, quando voltam a ser discutidas, em âmbito mundial, novas regras para a produção de tabaco e uma possível exigência de diminuição da área plantada.  

Para Schuch, o governo federal precisa levar em conta o que a fumicultura é uma cultura consolidada, que envolve diretamente mais de 128 mil famílias de produtores, gera milhares de empregos e é a base da economia de 488 municípios da Região Sul do Brasil. 

Também deverão estar presentes na audiência a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o deputado estadual Elton Weber, presidente da Frente Agropecuária da Assembleia Legislativa.  

CRÉDITO: AI Heitor Schuch/PSB

Olá Jornal