Assembleia Legislativa Gaúcha aprova missão oficial para acompanhar a COP10

Olá Jornal
novembro01/ 2023

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprova pedido de Missão Oficial para acompanhar a 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). A solicitação do deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP) foi aprovada nesta terça-feira, 31, pela mesa diretora da casa.

No documento, o parlamentar argumenta que a missão tem como objetivo o deslocamento de parlamentares ao Panamá a fim de participarem, de forma institucional e representativa da COP10. “A participação na 10ª Convenção das Partes é crucial para defender a relevância econômica e social da cadeia produtiva do tabaco no estado. O Rio Grande do Sul é um dos principais produtores de tabaco do Brasil […] a exportação de tabaco contribui significativamente para a balança comercial do país, gerando divisas que beneficiam toda a nação”, explica.

Além disso, afirma que os deputados estarão defendendo não apenas os interesses econômicos do estado, mas também trabalhando para garantir que as políticas relacionadas ao tabaco sejam equilibradas e benéficas para todos os envolvidos. “A presença dos deputados gaúchos no evento é essencial para garantir que as políticas e regulamentações relacionadas ao tabaco levem em consideração os interesses econômicos e sociais da região, ao mesmo tempo em que promovem práticas sustentáveis na produção desse importante produto agrícola.”

Segundo o parlamentar, o grupo será formado por quatro deputados representantes das maiores bancadas do parlamento gaúcho. A intenção é que ele ocupe a presidência, representando o PP que possui a segunda maior bancada. Assim, entrariam ainda parlamentares do PMDB, PL, PT e possivelmente o Republicanos ou o PSDB.

Olá Jornal