Após site do Governo Federal afirmar que tabaco destrói rendas de famílias brasileiras, Deputado Marcus Vinícius critica publicação na tribuna

Olá Jornal
junho01/ 2023

Logo após o site do Governo Federal publicar a notícia de que o tabaco destrói rendas de famílias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride o Planeta, o deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 1º, para rechaçar a publicação. O parlamentar se disse preocupado pelo fato do principal portal de comunicação do governo, segundo ele, publicar uma informação que é inverídica.

O deputado afirmou: “Trouxe voz e destaque para uma campanha irresponsável que tem se propagado pelo mundo todo, baseada em uma narrativa falsa de que onde se produz tabaco poderia se produzir alimento. Ao afirmar que o tabaco destrói a renda das famílias, o governo contou uma mentira. A verdade é que no Brasil existem 128 mil famílias produtoras de tabaco, sendo que quase 30 mil trabalham em terras arrendadas”. Marcus Vinícius mencionou que, segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), há uma média de dois hectares de produção de tabaco por família.

O parlamentar também mencionou a preocupação dos produtores com a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco (CQCT). “Nenhum produtor ou entidade é consultado ou ouvido. É como se um de nós aqui fosse julgado e não tivesse direito à defesa”, disse. O deputado afirmou que enviou ofícios ao Ministério da Saúde e ao Ministério das Relações Exteriores, solicitando que tenham cuidado e equilíbrio ao tratar do assunto, além de pedir a retirada da notícia do portal.

CRÉDITO: AI Deputado Marcus Vinícius

FOTO: Paulo Garcia

Olá Jornal