Análise de solo vai verificar se houve também contaminação após mau cheiro registrado na área urbana de Venâncio

Olá Jornal
janeiro31/ 2024

Depois de identificar a origem do mau cheiro sentido no final de semana, em Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente notificou o responsável e abriu Processo Administrativo Ambiental para a ação. Conforme o apurado, a causa seria o uso de biofertilizantes em uma terra arrendada, em Linha Ponte Queimada, fato registrado pela segunda vez, sendo a primeira em dezembro do ano passado. Agora os técnicos avaliam se além do odor, também houve contaminação do solo.

Conforme a fiscal, Carin Gomes, ainda no sábado (27), ao receberem as denúncias, o departamento identificou a propriedade, constatando que o arrendatário utilizava um biofertilizante liberado pela Fepam, Fundação Estadual de Proteção Ambiental, e com registro no Ministério da Agricultura, e que possivelmente, o problema teria sido o manejo. Assim, o responsável foi orientado a incorporar imediatamente o composto ao solo para cessar o mau cheiro.

Depois de ser notificado, agora o responsável deve fazer coleta e análises de solo, mas mesmo assim, segundo a fiscal, ele já responde por ter gerado com a aplicação, desconforto olfativo à comunidade. Caso tenha havido danos maiores, como a contaminação do solo, aumentarão os valores de multa já aplicada. A secretaria aguarda agora para os resultados da análise de solo para dar seguimento ao processo administrativo, aberto pela pasta. A coleta de material para análise do solo acontece nesta quarta-feira (31) e será acompanhada pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

“A aplicação de adubos orgânicos não é proibida e é considerada uma prática conservacionista do ponto de vista ambiental. Entretanto, o manejo deve ser realizado de forma adequada, em relação a qualidade e quantidade do produto aplicado e respeitando questões climáticas”, explica a fiscal.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Willian Oliveira

Olá Jornal