Adolfo Brito assume a presidência da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

Olá Jornal
janeiro31/ 2024

O deputado Adolfo Brito (PP), assume a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 31. O parlamentar está no exercício do oitavo mandato consecutivo, tendo sido eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994. Natural de Sobradinho, Brito foi escolhido em acordo com o Progressistas que indica o nome para a presidência. Pelo sistema de rodízio no comando da Mesa Diretora, as quatro maiores bancadas eleitas assumem o cargo por um ano ao longo da legislatura.

Ao longo do ano, o parlamentar terá como bandeira de atuação a segurança hídrica do campo. O novo presidente defende a necessidade de atualização de leis estaduais, como forma de facilitar a construção de novos açudes e espaços para reservação de água no meio rural.

O novo presidente deve realizar uma série de ações para estimular e ajudar os produtores, entre elas, reuniões com agricultores, sindicatos e cooperativas, pelo interior do Rio do Grande do Sul, para entender as necessidades e demandas nessa área, assim como difundir a ideia de criação de projetos.

Brito afirma que medidas de prevenção, como espaços de armazenamento das águas da chuva para utilização durante os períodos recorrentes de seca, devem não apenas minimizar as perdas, como também garantir mais renda aos produtores gaúchos.

“A ideia é, junto com o Poder Executivo, o Judiciário, o Meio Ambiente, o Ministério Público, achar uma legislação que possa ser implementada no interior. Porque hoje, do jeito que está, se fizer um buraco na terra, o produtor pode ser penalizado. A partir daí, então, nós queremos preservar o meio ambiente, mas viabilizar, que onde é possível possa ser implementada a irrigação. É preciso o apoio, também, do Executivo, em termos de legislação, para ter também suporte aos produtores como forma de financiar equipamentos para irrigação,” ressalta Brito em entrevista ao Olá Jornal.

SOLENE
O Plenário 20 de Setembro, da ALRS recebe nesta quarta a sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora para o ano legislativo que se estende de 1º de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. O evento ocorre a partir das 14h. De acordo com o regimento interno do Parlamento Gaúcho, a composição completa da chapa deve ser apresentada até duas horas antes do início da sessão.

Olá Jornal