Aberto edital do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Guilherme Siebeneichler
janeiro10/ 2024

Durante esta quarta-feira (10), foi aberto o edital do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. A iniciativa busca selecionar as propostas de revitalização das nascentes do arroio Castelhano e dos afluentes. O processo é desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), subsidiado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) e tem parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires.

Com a iniciativa, os produtores rurais poderão ser remunerados por práticas de preservação. Ao todo, serão selecionadas 25 propostas que incentivem a adoção de práticas sustentáveis, valorizem o patrimônio natural e promovam o desenvolvimento rural. O programa é uma forma de reconhecer e recompensar os agricultores que contribuem para a conservação e para a melhoria dos ecossistemas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de fevereiro, diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Poderão participar da seleção pública, pessoas físicas ou jurídicas que ocupem propriedade rural nas localidades de Deodoro, Santa Emília, Linha Brasil e Arroio Grande. A área deve estar inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, após a inscrição no programa, serão realizadas visitas nas propriedades rurais, para análise da proposta encaminhada. Depois, será aplicada a calculadora de PSA, que vai definir o valor anual pago ao agricultor, em função dos benefícios ambientais gerados à bacia.

Guilherme Siebeneichler