A celebração da vida marca a abertura da 37ª Oktoberfest

Olá Jornal
outubro06/ 2022

Com a presença de autoridades, secretários municipais, vereadores e convidados, a cerimônia de abertura ocorreu no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. A prefeita Helena Hermany, e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, prestigiaram o evento. Representando o governador do Estado, esteve presente o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin.

A solenidade teve início com crianças do grupo Lanternem, de Linha Santa Cruz, que, acompanhadas de gaita e violão, ingressaram no local entoando canções germânicas e portando lanternas. Na sequência, após execução do Hino Nacional pela Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), houve o pronunciamento das soberanas da festa, e a entrada da família símbolo da festa: Fritz, Frida, Max e Mili.

Em seu pronunciamento, a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira, destacou a confiança depositada pelo município na organização da festa. “Prefeita, obrigado por confiar em mim e em toda equipe na organização desta festa. Com certeza, esta será a maior e a melhor de todos os tempos. Esperamos muito por este momento de reencontro e de abraços, e estamos preparados para que nossos visitantes levem as melhores lembranças do que viverão aqui”, destacou. Roberta agradeceu ainda por todos os preparativos realizados pelo município, em deixar a cidade linda e acolhedora.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, também fez o uso da palavra e salientou a importância de Santa Cruz para a economia do Estado. “Ressalto aqui a parceria entre o Estado e o município de Santa Cruz em vários projetos. Precisamos reconhecer a força e a garra de vocês, da cultura germânica. Parabéns a todos por promoveram uma festa grandiosa como esta, que movimenta a economia, que gera emprego e renda, e que contribui para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

Na sequência, o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp), Fábio Costa de Borba, também se manifestou. “Quero agradecer e reforçar a participação da prefeitura e de todos os envolvidos na organização desta festa. É uma honra servir o município de Santa Cruz, em especial na realização deste fantástico evento que é a Oktoberfest”, reconheceu.

Em sua fala, a prefeita Helena Hermany relembrou o pioneirismo de Santa cruz em realizar a Festa da Alegria, mesmo com restrições, em 2021. “A nossa gente deu um exemplo de união e parceria, tornando Santa Cruz pioneira na retomada dos grandes eventos. E ao contrário do cenário pessimista, não tivemos aumento de casos de Covid-19 e tudo transcorreu bem”, recordou.

Helena destacou ainda a importância da festa para a economia de Santa Cruz. “Nosso município se beneficia muito com toda a cadeia produtiva do turismo, pois a Oktoberfest é sempre uma grande vitrine para a cidade, e a nossa vocação social e empreendedora se fortalece”, destacou.

A prefeita também elencou os investimentos planejados pelo município, como a duplicação da BR 471, o viaduto do Bairro Arroio Grande, a inauguração de quatro creches e quatro postos de saúde em menos de dois anos da atual gestão. “Nossa Santa Cruz tem potencial para avançar e muito, e me orgulho de honrar os santa-cruzenses com uma gestão responsável. Chegar aos 144 anos e à 37ª Oktoberfest é um marco para uma cidade que tem história e se abre para a inovação. Este é o nosso estilo de governar, cuidando das pessoas e cuidando da cidade”, finalizou.

A solenidade foi finalizada com o primeiro brinde oficial da Festa da Alegria, entre as autoridades presentes, e a apresentação de danças da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, e o Kronentanzgruppe do Centro Cultural 25 de Julho.

CRÉDITO: AI Prefeitura SCS

Olá Jornal