Venâncio Aires viu nos últimos dias mutirões de solidariedade para apoiar as famílias atingidas pela enchente histórica do rio Taquari, em Vila Mariante e localidades próximas. O evento climático mobilizou equipes da Defesa Civil e do poder público municipal. Desde terça-feira, 05, voluntários se envolvem na preparação de refeições, organização de kits de alimentos e limpeza, e com a doação de móveis. Agora uma nova etapa tem prioridade nas equipes de apoio, o levantamento das necessidades das famílias. Equipes volantes da Assistência Social, percorrem as áreas atingidas para listar eletrodomésticos, móveis e materiais de construção que precisam ser direcionados para o suporte das famílias.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ricardo Landim, o objetivo é garantir o retorno de todas as famílias para as casas. “Estamos trabalhando no levantamento de móveis, eletrodomésticos e melhorias nos imóveis, para o retorno seguro das famílias. Nosso objetivo é garantir que todos possam voltar para casa após essa enchente histórica no município.”
Na Igreja Quadrangular na sede do distrito, e nas unidades de saúde, de Mariante e Estância Nova, equipes de assistentes sociais recebem informações das famílias, com as necessidades mais urgentes. Além disso, uma equipe também irá percorrer as localidades próximas, visitando imóveis para apontar os itens. “É uma forma de otimizar as necessidades e buscar apoio necessário seja via secretaria e poder público, ou a partir das doações encaminhadas pela população e que estão armazenadas no Parque,” comenta.
PREJUÍZOS
O relatório preliminar da Defesa Civil de Venâncio Aires aponta que serão necessários R$ 1.568.830,00 para a reestruturação dos distritos de Vila Mariante e Estância Nova e para a assistência às vítimas. No total , 4.755 pessoas foram atingidas pela enchente do Taquari, na última segunda-feira, 04. Deste número, 120 estavam desabrigadas, 1.850 desalojadas e 2.785 afetadas pelo desastre natural.
Além disso, o relatório apresentou o número de 2.400 pessoas diretamente beneficiadas com cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
CARTÃO
A Prefeitura de Venâncio Aires também definiu que irá repassar aos moradores atingidos, os valores confirmados pelo Governo Federal de auxílio. A previsão é de direcionar R$ 800 por morador afetado pela calamidade pública. O Município irá implantar o cartão SOS Mariante, que vai repassar os valores diretamente aos moradores cadastrados nas áreas atingidas. Um projeto de lei irá normatizar o programa para direcionamento dos recursos.