Surpreendente. É assim que o público da 37ª Oktoberfest tem reagido à distribuição de marcadores de página feitos com papel de bitucas, da campanha “Nosso Mundo Não é um Cinzeiro”, da Philip Morris Internacional (PMI). Se antes a bituca de cigarro não tinha utilidade, agora tem: se transforma em papel reciclado. E o papel em marcador de páginas.
A ação ambiental foi realizada pelo Olá Jornal no último sábado, 15, no parque da Oktober. Os marcadores em cores azul e cru levam a marca e o slogan da campanha com uma chamada de alerta “Por um mundo livre de bitucas”. Também consta um QR Code que direciona para o site do projeto onde o público pode obter mais informações sobre as ações ao redor do mundo.
O objetivo é conscientizar as pessoas para o descarte correto da bituca que usualmente ganha as ruas das cidades. Ao mesmo tempo chamar a atenção do público de forma criativa e informá-lo que hoje o último resíduo da cadeia possui destinação.
O trabalho está baseado em pesquisa global da PMI que apontou o desconhecimento do consumidor sobre o descarte correto. Um em cada quatro entrevistados apontou que “jogar” no chão o resíduo é o meio correto.
Inverter esse pensamento é um dos desafios propostos pelo projeto lançado no início do ano pela Philip Morris Brasil (PMB). A empresa lançou como meta reduzir em 50% o uso de plástico nos seus materiais até 2025, incluindo as bitucas de cigarros.
Atualmente, o melhor caminho para o resíduo é depositar o material no lixo orgânico. A decomposição ocorre de três meses a 15 anos. Entretanto, os materiais recolhidos em bituqueiras disponibilizadas no passeio público, passam pelo processo de reaproveitamento, sendo convertidos em papel reciclado. Este trabalho é realizado pela Poiato, única empresa credenciada para realizar este trabalho no país.
A empresa realizou projetos-pilotos no mês de janeiro. Em São Paulo foram instaladas 24 bituqueirasna Avenida Paulista e Vila Olímpia. Também foram distribuídas unidadesem praias do Paraná, Florianópolis e Capão da Canoa.