Geração de empregos para motoristas em alta no primeiro semestre no município

Olá Jornal
julho23/ 2022

A oferta de oportunidades para os motoristas profissionais está em alta neste ano em Venâncio Aires. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos cinco primeiros meses do ano o número de novas contratações de profissionais para o setor de transportes, registra crescimento de 1,16%. Atualmente estão ligados ao setor na Capital do Chimarrão, 698 trabalhadores.

O maior crescimento em cinco meses ocorreu para motoristas do transporte de passageiros. Neste segmento, sozinho, o crescimento de contratações é de 22,36%.

No setor de transportes em 2022 foram realizadas 145 admissões, contra 137 desligamentos. Mas no segmento de passageiros, que envolve serviços de transporte coletivo, serviços de fretamento e rodoviário intermunicipal, o saldo é positivo em 36 vagas criadas no período. Foram 78 admissões contra 42 demissões no período.

Já as ofertas de trabalho para motoristas de caminhão e transporte de cargas, estão em baixa. Nos últimos cinco meses a queda é de 5,79%. Foram 55 contratados, contra 80 desligamentos. Porém, esta categoria é a maior entre os motoristas. Atualmente estão no transporte de carga, 407 trabalhadores motoristas.

DEMANDA GLOBAL
A falta de motoristas profissionais, em especial para cargas, deve crescer no Brasil, países europeus e na América do Norte. Essa falta de mão de obra é apontada em especial pelo desinteresse dos mais jovens pelo setor, segundo aponta pesquisa da União Internacional de Transporte Rodoviário (IRU em inglês). A exemplo do meio rural, que tem enfrentado dificuldades para a sucessão das propriedades, na categoria dos motoristas profissionais a situação é parecida e deixa o futuro incerto.

Em 2021, os motoristas jovens com menos de 25 anos continuam sendo minoria, representando cerca de 6% a 7% da população de caminhoneiros, na maioria das regiões analisadas. Por outro lado, há entre duas e cinco vezes mais motoristas com mais de 55 anos em todas as regiões, exceto China e México. Nos Estados Unidos e na Europa, os motoristas mais velhos representam cerca de um terço da força de trabalho. Além disso, a Europa tem a idade média mais alta do motorista, 47 anos.

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