Projeto Desbravar apresenta pontos turísticos da região do Vale do Rio Pardo

Olá Jornal
julho02/ 2021

O Rio Grande do Sul é conhecido por suas grandes e vistosas belezas, além de pontos turísticos muito famosos, o estado gaúcho contempla grandes paisagens naturais, monumentos e histórias sobre a cultura gaúcha, aliado a uma culinária excepcional. O Vale do Rio Pardo, todavia, não é visto como uma região turística, mesmo contemplando roteiros turísticos qualificados para receber visitantes de todo Brasil.

Desenvolvido pela empresa 11ª Arte, o Projeto Desbravar busca contar a história e atrair mais visitantes para a região, por meio de pequenos documentários sobre o turismo histórico-cultural regional. Os pontos elencados pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo foram visitados por uma equipe de mídia e jornalismo, e o resultado está, aos poucos, sendo divulgados nas redes sociais do projeto. Durante o andamento da iniciativa, quatro profissionais foram envolvidos, sendo um fotógrafo, um produtor musical, um editor e um produtor de conteúdo.

O Desbravar é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Cinco cidades interioranas foram escolhidas para serem contempladas com o projeto, são elas: Venâncio Aires, Santa Cruz, Vale Verde, Sinimbu e Candelária. Em dois meses de gravação, 54 pontos foram visitados, seguindo as principais rotas turísticas da região: Rota do Chimarrão – Centro, Ervais e Serra; Roteiro Caminhos da Imigração; Rota Germânica do Rio Pardinho; Roteiro Verde Vale do Turismo Rural; Rota Caminho dos Tropeiros.

Nas redes sociais do projeto, são feitos diariamente posts sobre os pontos visitados, contando um pouco sobre a história e a cultura de cada lugar. Acesse no Facebook: Projeto Desbravar e Instagram: @projetodesbravar.

FOTO: Gabriel Canto

TEXTO: Samara Machado – 11ª arte

Olá Jornal