Sicredi Oferece: Olá Expoagro Afubra coluna desta quarta-feira, 23

Olá Jornal
março23/ 2022

CHEGOU A HORA DO REENCONTRO
Após dois anos de intervalo devido a pandemia, a Expoagro Afubra retorna nesta quarta-feira, 23, a partir das 9h. A feira da retomada é também do reencontro, afinal foram dois anos sem ver pessoas que lutam por uma vida melhor no campo. A expectativa é também para as novidades voltadas à propriedade que auxiliam na produtividade e no trabalho do dia a dia. Com certeza um grande momento para todos.

PRESENÇAS NA ABERTURA
A abertura oficial da feira contará com a presença do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Também está confirmada a participação da Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. O governador Eduardo Leite é aguardado para comparecer em um dos quatro dias do evento, porém não há confirmação.

CASA DO ASSOCIADO
A Casa do Associado é um novo espaço de integração para os produtores rurais. Um local de acolhimento e para tirar dúvidas sobre o funcionamento do Sistema Mutualista – um dos principais braços da Afubra criado ainda em 1956 para amparar as famílias rurais produtoras de tabaco em ocorrências de granizo, tufão, auxílio reconstrução de estufa e auxílio funeral. Uma equipe de 15 funcionários estará à disposição dos agricultores.

SÓ TEM AQUI
Um dos destaques do evento são os temas que só a Expoagro Afubra aborda, voltados à educação e meio ambiente envolvendo escolas com seus alunos, sejam jovens ou crianças. É a futura geração sendo semeada. São exemplos a Mostra Científica, o projeto Óleo Saturado e o prêmio Afubra/Nimeq. Somam-se a Jornada Cultural, o Fórum Sul-Brasileiro Verde é Vida, a Mostra Científica Verde é Vida, as Exposições de Painéis do Agro, o Painel de Inovação do Agro, o Intercâmbio de Inovação no Agro, a Exposição de Startups, os Desafios do Agro, a Jornada Jovem Empreendedor Rural, e Mulher: a Inspiração do Agro.

PREMIAÇÕES
O 7º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar premia as melhores invenções que visam facilitar a vida no campo. A cerimônia de condecoração dos vencedores ocorrerá a partir das 15h da sexta-feira, 25, no Palco Principal do Espaço da Inovação do Agro. Já o reconhecimento do educandário vencedor da primeira edição do Projeto Eficiência Energética na Escola será realizado oficialmente na quinta-feira, 24, às 15h. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Frömming, do município de São Lourenço do Sul, foi escolhida como destaque da ação, com reflexos na instituição de ensino e também nas residências dos estudantes. Como prêmio, a Emef ganhou um sistema de energia solar com 12 módulos de 390 Wp e um inversor de 5kW, no valor de R$ 23 mil.

JOVENS NA FEIRA
O Instituto Crescer Legal estará presente na retomada da maior feira voltada à agricultura familiar. Nesta quarta-feira, 23, as turmas de Canguçu e São Lourenço do Sul visitam a feira. Na quinta, 24, será a vez de Cerro Branco e Paraíso; e na quinta, 25, as turmas de Passo do Sobrado, Progresso e Rio Pardo. Entre das paradas previstas estão o estande do Instituto Crescer Legal, no Espaço Inovação do Agro e o Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural nos dias 24, às 15h, e 25, às 10h, na Sala de Palestra 1.

Olá Jornal