ESF Tabalar passa a agendar consultas por WhatApp

Guilherme Siebeneichler
agosto30/ 2017

Como forma de aproximar e facilitar o acesso da comunidade a Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tabalar, a equipe está inovando. Uma nova ferramenta bastante utilizada, o aplicativo WhatsApp, passa a fazer parte da comunicação entre ESF e os moradores atendidos.

A partir de hoje, 30, o agendamento de consulta pode ser feito pelo número (51) 996768667. O usuário precisa enviar a mensagem com nome completo do morador da área de abrangência da unidade de saúde que precisa de atendimento e a foto do cartão SUS Municipal.

Com o novo formato, a intenção da Secretaria de Saúde e da equipe da Unidade da Tabalar é oportunizar um conforto maior aos usuários que não precisam mais ir até a unidade para agendar o atendimento. No início de março a Secretaria já alterou a marcação dos exames de imagem que lotavam as unidades de saúde no dia 26 de cada mês. Agora o usuário após consultar já deixar na Secretaria do Posto o pedido e é avisado por SMS quando da liberação do exame.

A alteração acabou com as filas na madrugada nas Unidades de Saúde e concorre ao Prêmio Gestor Público 2017. “Ações simples com investimento de apenas R$32 mensais nos possibilitou gerar um conforto há mais ao nosso usuário e permitir que ampliássemos o número de exames realizados ao mês em nossa cidade. Não aumentamos a oferta, apenas organizamos o serviço e a diferença é gritante”, afirma o Secretário Ramon Schwengber.

Guilherme Siebeneichler