Wickert conhece o projeto alemão “Abre Portas” do Instituto Goethe

Guilherme Siebeneichler
setembro04/ 2017

O Instituto Goethe ou Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial países não-falantes do idioma alemão, a língua e a cultura alemã. Fundada em 1951, na Alemanha, hoje existem 159 institutos pelo mundo, destes 12 estão no pais de origem e os demais divididos em 98 países. Sua principal atividade é voltada para o ensino da língua alemã como segundo idioma.

Na tarde da sexta-feira,1º, o Prefeito Giovane Wickert, acompanhado pela servidora da Secretaria da Educação Márcia Büchner e pelo professor de língua alemã Gilson Klemz, foi até o Instituto conhecer mais sobre o projeto alemão “Abre Portas”. Realizado desde 2015, o projeto realiza em escolas e municípios parceiros as chamadas provas de proficiência, que possibilitam aos alunos das escolas participarem das provas internacionais. Neste ano além destas provas o projeto quer reafirmar a importância do ensino da língua alemã nas escolas, norteando possibilidades para os alunos, escolas e gestores de realizarem viagem de aprendizado ao país alemão, além de ações do projeto dentro dos educandários.

Em Parceria com a ZfA (Die Zentralstelle für das Auslandsschulwesen), que na tradução significa Centro de Educação Estrangeira, o Instituto Goethe, oferecem dentro das escolas, ações como bolsas de estudos para professores a alunos realizarem formação continuada e aperfeiçoamento linguístico  na Alemanha, o que lhes permite certificação internacional.

Ao final da apresentação foi apresentado dois vídeos, dentre eles o de uma menina da escola Cristiano João Smidt de linha Riopardinho, interior de Santa Cruz do Sul que viajou para a Alemanha após ganhar em um sorteio entre os alunos participantes do projeto, onde ficou por 3 semanas participando de curso de aperfeiçoamento na língua alemã.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler