A Câmara de Vereadores sediou na última quinta-feira, 02, audiência pública para discutir a qualidade da água. O serviço de responsabilidade da Corsan, tem sido questionado, tanto pelo poder público municipal, como pelos moradores de Venâncio Aires. Os problemas vão desde a falta de abastecimento, coloração e cheiro. Buscando compensar os consumidores, os vereadores Ezequiel Stahl (PTB) e Elígio Weschenfelder (PSB), destacam que irão encaminhar ao Ministério Público medida propondo a compensação de perdas aos clientes venâncio-airenses.
Para isso, Stahl irá solicitar à companhia a listagem de clientes que informaram problemas no abastecimento e na coloração da água. “Vamos utilizar essa lista, de clientes que informaram a companhia nos canais oficiais, que tiveram problemas no abastecimento. A partir disso iremos encaminhar ao MP e pedir a isenção de pagamento da conta de água, já que não tiveram o serviço feito de forma correta.”
O levantamento será solicitado por pedido de informações, encaminhado via Câmara de Vereadores.
No mesmo sentido, Weschenfelder, vai além e afirma que a maior parte dos consumidores da cidade foram afetados pelos problemas de abastecimento. “Penso que a isenção deveria contemplar todos os consumidores, ao longo do mês, porque os problemas são enfrentados em diferentes regiões e por períodos distintos.”
A Corsan informa que irá adotar medidas de curto prazo para amenizar os problemas de abastecimento, porém, assim como ocorre em outras cidades, a estiagem tem afetado a oferta do serviço. Dois novos poços serão colocados em operação, um no bairro Aviação e outro no bairro Macedo. Em longo prazo, um estudo foi contratado com empresa terceirizada pela companhia, para apontar futuro investimento em novo ponto de captação. A proposta deverá ser apresentada até o fim do primeiro semestre de 2023. Mas as obras devem ser concluídas até o fim de 2025.