Associação dos municípios produtores de tabaco foca no debate econômico em ano de COP10

Olá Jornal
fevereiro08/ 2023

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), também se alia aos debates da cadeia produtiva, em ano da 10º Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10). A entidade representativa das mais de 500 cidades brasileiras que possuem cultivo da planta, pretende se aliar nos debates de defesa da produção, e nos atos pré-conferência que ocorre em novembro.

Atualmente a Amprotabaco é presidida pelo prefeito, Marcus Vinícius Pegoraro, do município de Canguçu, que lidera a lista dos municípios produtores de tabaco. Segundo o gestor, o trabalho da entidade será de apresentar a segurança econômica que a produção garante aos municípios ligados ao cultivo. Além disso, destaca que o diálogo será o caminho adotado para discutir posições governamentais na conferência global.

“A Amprotabaco terá um papel fundamental nos debates da COP10. Vemos um momento de polarização no país, de extremos, e queremos fazer o caminho do meio. Mostrar o que a cadeia produtiva transforma, o que essa produção representa aos produtores rurais e cidades. Teremos um papel fundamental, de unir os municípios produtores, para mostrar a importância deste setor no desenvolvimento das cidades onde está inserido,” destaca.

EIXOS
Ao longo do último ano, Pegoraro afirma que a Amprotabaco atuou em três pilares de debates. O primeiro, com foco na produção, em especial a infraestrutura para os agricultores. “Discutimos com os municípios e governos estaduais as demandas, em especial de energia elétrica. Fizemos uma série de reuniões com concessionárias, para melhorar o serviço em especial nas regiões que têm estufas elétricas,” explica.

O segundo pilar de debates, engloba a força da cadeia produtiva do tabaco e sua defesa para garantir a geração de renda. “Trabalhamos com lideranças políticas a manutenção e força desta cadeia produtiva. Hoje no Rio Grande do Sul o tabaco representa o segundo produto exportado, e no porto de Rio Grande, representa 10% dos embarques. Todo esse potencial precisa ser defendido,” destaca o prefeito.

Já o terceiro eixo de trabalho enaltece a relevância da cadeia produtiva. “Atuamos para destacar a responsabilidade na educação, meio ambiente e o setor que leva qualidade de vida onde está inserida,” comenta Pegoraro.

ENTIDADE
A Amprotabaco tem como finalidade reunir todos os municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que produzem tabaco, para atuar como um mecanismo de diálogo e discussão junto às esferas políticas estaduais e federais. “Ao longo do ano queremos unir ainda mais os municípios e estar defendendo essa cadeia produtiva, que faz a diferença nas administrações municipais,” revela o presidente da entidade.

A associação foi formada em novembro de 2013. A entidade foi formalizada em reunião na cidade de Santa Cruz do Sul, onde está a sede atual. A eleição da nova diretoria deve ocorrer até o mês de março.

Olá Jornal