Vereadores dos municípios produtores de tabaco vão se unir na defesa do setor

Olá Jornal
agosto05/ 2023

As cidades produtoras de tabaco no Brasil se mobilizam para unir forças em defesa da produção, que incrementa a arrecadação das cidades. A medida ocorre também em ano da 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10). O evento global ocorre em novembro na Cidade do Panamá, e preocupa representantes do setor, frente às recentes campanhas de saúde, que questionaram o cultivo da planta no país. Além dos prefeitos que já atuam na Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), os vereadores vão se envolver nos debates.

A entidade tem articulado encontros com representantes de ministérios, envolvidos nas questões agrícolas, de saúde e desenvolvimento social. Conforme o presidente da Amprotabaco, Vinícius Pegoraro (MDB), prefeito de Canguçu, a união de forças com os Legislativos Municipais será importante nos debates pré-COP10. O encaminhamento foi anunciado pelo representante da entidade na audiência pública realizada no último dia 25 de julho, na cidade do gestor.

“Somos 488 municípios que possuem cultivo de tabaco no país, que contam com Câmaras de Vereadores e podem se envolver nos debates de defesa da produção. Estamos falando de um debate que precisa ser acima de questões políticas. É a defesa de uma cultura agrícola importante, que desenvolve as cidades economicamente, socialmente e nas questões ambientais,” destacou.

O presidente da Amprotabaco afirmou que uma agenda em Brasília é organizada no dia 30 de agosto, para levar informações sobre o setor e os municípios produtores aos ministérios. A proposta é garantir apoio dos ministros à produção e fomentar o diálogo com os representantes que deverão representar o governo brasileiro durante a Conferência das Partes para o Controle do Tabaco. “Temos dados de sobra para fazer a defesa dos municípios produtores de tabaco, e o envolvimento dos vereadores neste debate é fundamental, nas relações políticas,” afirmou Pegoraro.

O encontro na capital federal deve reunir parlamentares municipais, prefeitos, representantes de entidades produtoras e lideranças do setor.

VENÂNCIO
As vereadores de Venâncio Aires, Claidir Kerkhoff (União) e Sandra Wagner (PSB) acompanharam a audiência pública no Sul do estado no último dia 25. O encontro discutiu a COP10 e foi promovida pela Câmara de Vereadores de Canguçu. O Legislativo Municipal de Venâncio Aires também receberá audiência organizada pela Assembleia Legislativa. O encontro deve ocorrer no dia 25 de agosto. Conforme Sandra, um convite foi feito ao prefeito Pegoraro, para apresentar dados dos municípios produtores.

“O presidente da Amprotabaco apresentou dados atualizados da importância da produção de tabaco para as cidades. Convidamos ele para participar de uma agenda em Venâncio Aires, ou da audiência pública em agosto, para detalhar esses dados aos nossos produtores. É uma forma de mostrar o tamanho e a força econômica e social do setor do tabaco para as cidades,” destaca.

FOTO: Lucas Belletti/AI CV Canguçu

Olá Jornal