Vereadores de Venâncio cobram investimentos da RGE e ressarcimento após temporais

Olá Jornal
fevereiro17/ 2024

A atuação das concessionárias de energia em território gaúcho tem sido alvo de questionamentos, seja na Assembleia Legislativa ou em âmbito municipal. Em Venâncio Aires no temporal do dia 16 de janeiro houve registro de moradores com mais de oito dias sem fornecimento de energia. A demora para restabelecer o serviço, além do ressarcimento de perdas causadas com a falta de luz tem sido pauta na Câmara de Vereadores.

Um dos encaminhamentos é feito pelo vereador Renato Gollmann (PTB), que vai direcionar para a gerência regional da RGE moção solicitando a substituição de postes de madeira. Conforme o parlamentar, diminuir o risco de queda de postes passa também pela substituição de estruturas de concreto. “A demora para restabelecer a energia quando ocorre queda de postes é muito maior, e o que se viu no último temporal foram muitos postes de madeira tombados. É fundamental que a concessionária RGE realize uma força tarefa para substituir essas estruturas,” argumenta.

Segundo o parlamentar, atualmente no município são cerca de 12 mil postes com iluminação pública, mas o total deve alcançar 15 mil. “Deste total, cerca de 15% ainda é de madeira. O percentual é pequeno e pode ser substituído de forma mais rápida para evitar longos períodos sem energia em caso de queda durante vendavais, como ocorrido no dia 16 de janeiro em Venâncio,” explica.

A moção do parlamentar sobre o tema será votada na próxima sessão da Câmara de Vereadores, no dia 19 de fevereiro.

RESSARCIMENTO
Ainda nesta quinta-feira, 08, na sessão antecipada do Parlamento Municipal, foi aprovada moção de apelo do vereador Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila, direcionada também à RGE. No documento o parlamentar solicita que a empresa realize compensação de valores aos consumidores atingidos pela falta de energia. O parlamentar defende a medida a partir de resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Mesmo que não ocorra consumo, é preciso garantir que os consumidores tenham no mínimo algum tipo de ressarcimento pelas perdas ocorridas neste período sem energia,” destaca o parlamentar.

Olá Jornal