Vereadores de oposição de Venâncio questionam atos do presidente da Câmara na sessão desta segunda-feira 

Olá Jornal
setembro05/ 2023

A bancada de oposição da Câmara de Vereadores, se uniu na sessão desta segunda-feira, 04, em uma denúncia apresentada pelo vereador Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila. O parlamentar reproduziu áudio durante seu período de comunicação, do presidente do Legislativo Municipal, Gerson Ruppenthal (PDT), orientando assessores sobre pedidos de providências ao Executivo Municipal. 

Conforme Muchila, o vereador teria informações antecipadas de servidores de capatazias, de serviços que serão realizados nas localidades, buscando garantir crédito sobre as demandas. Os vereadores de oposição questionaram a ação do presidente da Casa, inclusive apontando possível irregularidade sobre o tema.

Os vereadores oposicionistas prometem encaminhar os questionamentos para a Comissão de Ética do Parlamento Municipal e ao Ministério Público. Weschenfelder também sugeriu a abertura de sindicância na Prefeitura de Venâncio Aires, para avaliar o caso como prevaricação (crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública). 

Durante o seu período de comunicações, Ruppenthal afirmou que ele é questionado pelos colegas de oposição porque está acompanhando obras e atividades do serviço público. “[…] O vereador Elígio pediu ajuda dos outros vereadores […]. Por quê? Porque este vereador (Gerson), anda, acompanha as obras e capatazias, e também no entretenimento das comunidades, que estão esperando os vereadores de oposição.”

Gerson encerrou a sua fala afirmando: “Vou dizer mais uma coisa, luz apagada não atrai insetos.”

A líder do governo na Câmara de Vereadores, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) criticou a falta de pautas propositivas da bancada de oposição. “É muita notícia boa, é a UTI que abriu, são os asfaltos que estão saindo, todos os postos de saúde têm médicos, não tem mais o que se queixar […] É preciso que a oposição se informe um pouco melhor. Estão muito abalados.”

A bancada da oposição vai discutir nesta semana, segundo Muchila, os encaminhamentos que serão feitos a partir das denúncias divulgadas na sessão semanal. 

Olá Jornal