Vereadores autorizam Município a contratar financiamento para obras de asfaltamento em Linha Hansel

Olá Jornal
outubro14/ 2021

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou sessão ordinária nesta quinta-feira, 14. Os encontros que ocorrem tradicionalmente nas segundas foi transferido por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida. A ordem do dia contou com a votação de seis matérias. A principal delas, autoriza o poder Executivo de Venâncio Aires a contratar financiamento junto ao Badesul Desenvolvimento, no valor de até R$ 12 milhões. Este é o primeiro passo para dar andamento ao investimento na infraestrutura viária da localidade. 

A Administração Municipal busca realizar com o valor a pavimentação da Estrada de Linha Hansel, popular Estrada Velha para Santa Cruz, que possui aproximadamente 5,5 quilômetros de extensão e demais investimentos. Além do asfaltamento, o projeto prevê a construção de uma ciclofaixa no trecho, além de sinalização turística. O investimento poderá melhorar os acessos a outras rodovias do município, entre elas a estrada da serra, que faz a ligação com a região de Vila Deodoro, importante polo turístico da cidade.O financiamento ocorre por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur). 

Com a autorização o Município poderá dar andamento à contratação junto ao banco público. 

CONTRATAÇÃO

Os vereadores também aprovaram na sessão desta quinta, a contratação temporária de um Agente Escolar. O contrato terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. A remuneração será de R$ 1.461,22 com carga horária de 40 horas semanais. A contratação fará aproveitamento da banca de classificados ou se necessário será realizado processo seletivo simplificado. 

NILSON 

A cadeira do MDB passa a ser ocupada pelo suplente de vereador, Nilson Lehmen (MDB). Até então, André Puthin estava nomeado. Lehmen ficará como vereador da bancada por dois meses. 

Nilson Lehmen (MDB) foi empossado para ocupar a vaga do MDB nesta quinta-feira, 14

TRIBUNA

A tribuna livre da sessão foi ocupada pelo presidente da Comissão Pró-desenvolvimento do 8ª Distrito (Vale do Sampaio), Márcio Henckes. Na oportunidade, o líder da localidade solicitou melhorias nas estradas, ampliação do posto de saúde, investimentos na telefonia celular e reabertura da capatazia do distrito. 

“Nenhum ponto do distrito possui sinal de celular. Precisamos de estradas em condições, porque o oitavo distrito possui uma agricultura forte. Tem uma das maiores arrecadações de ICMS,” destacou. 

Comissão do 8ª Distrito solicitou melhorias para a localidade durante utilização da tribuna livre

Durante a sessão os vereadores de oposição criticaram a situação das estradas e cobraram medidas para melhorar a infraestrutura da localidade. Em defesa, a bancada governista, revelou as dificuldades para recuperação das estradas, por conta das máquinas atuais do Município, que não tem qualidade e o período de chuva, que atrapalha o andamento dos serviços.

CONFIRA O RESUMO DA SESSÃO DESTA QUINTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2021

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0122/2021 que autoriza a inclusão de Ação na Lei Orçamentária Anual de 2021, e a abertura de crédito especial por excesso de arrecadação.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0123/2021 que altera o art. 2º da Lei nº 6.792, de 25 de maio de 2021, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL”.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0124/2021 que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com o BADESUL DESENVOLVIMENTO S.A. – Agência de Fomento – RS para obras de infraestrutura urbana e rural”.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0126/2021 que dispõe sobre os meios oficiais de publicação de atos normativos e administrativos do Município de Venâncio Aires.

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0129/2021 que autoriza contratação temporária por excepcional interesse público. Será contratado um Agente Escolar com carga horária de 40h.

APROVADA A MOÇÃO N° 0161/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR TIAGO QUINTANA/PDT. A Moção de Apelo será encaminhada ao Sr. Geovane Griesang, Diretor-Geral do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul, Campus Venâncio Aires, apelando pela volta integral das aulas presenciais da unidade.

Olá Jornal