Vereadores aprovam moção de repúdio ao Governo Federal pela companha contra a produção de tabaco 

Olá Jornal
junho19/ 2023

A sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 19, contou com a votação de cinco matérias na ordem do dia. Apenas um projeto de lei foi votado, alterando o Plano Plurianual (PPA) e a lei orçamentária deste ano para permitir novas ações de incentivos culturais no município. O destaque da sessão foi a aprovação de moção de repúdio de autoria do vereador Diego Wolschick (PTB). O documento será encaminhado à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, pela campanha publicitária contra a produção de tabaco, onde a propaganda afirmou que o “tabaco destrói famílias e ocupa áreas de produção de alimentos”.

A moção foi comentada pelos demais vereadores, destacando a principal cultura agrícola de Venâncio Aires. A campanha publicitária foi veiculada no dia 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. “É uma vergonha essa campanha contra os nossos produtores de tabaco, paga ainda com dinheiro dos nossos impostos,” destacou Wolschick .

Outras duas moções foram aprovadas na sessão desta segunda-feira. A primeira de autoria da vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT). A Moção de Aplauso será direcionada à Moção de Aplauso à Associação Vôlei Venâncio, pela conquista do vice-campeonato do 16º Festival Internacional de Estrela, com a equipe feminina sub-14, e primeiro título da equipe adulta, campeã da Liga Gaúcha de Voleibol. A segunda, de autoria do vereador Renato Gollmann (PTB), apelando para melhorias na sinalização da RSC-453, entre Venâncio Aires e Lajeado. O documento será enviado à direção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Os parlamentares também aprovaram homenagem à equipe Time do Roque Schirrmann, pela conquista do título da Tabocha, Campeonato de Bocha de Venâncio Aires. O requerimento propondo a homenagem foi proposto pelo vereador Renato Gollmann (PTB). 

RESUMO SESSÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA 19 DE JUNHO DE 2023

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO N° 0073/2023 que autoriza o Poder Executivo a alterar o Plano Plurianual – PPA 2022-2025, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2023, e o Anexo IX da Lei Orçamentária Anual – LOA de 2023.

APROVADA A MOÇÃO N° 0041/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR DIEGO WOLSCHICK/PTB. A Moção de repúdio será encaminhada a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, pela campanha do Governo Federal contra  a produção de tabaco, onde a propaganda paga pelos cofres públicos afirma que “o tabaco destrói famílias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride o planeta”.

APROVADA A MOÇÃO N° 0044/2023 DE AUTORIA DA VEREADORA LUCIANA REGINA SCHEIBLER/PDT. A Moção de Aplauso é direcionada à Associação Vôlei Venâncio, pela conquista do vice-campeonato do 16º Festival Internacional de Estrela, com a equipe feminina sub-14, e o primeiro título da equipe adulta, campeã da Liga Gaúcha de Voleibol.

APROVADA A MOÇÃO N° 0045/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR RENATO GOLLMANN/PTB. A Moção de Apelo será encaminhada ao Presidente da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias, Sr. Luiz Fernando Záchia, para que faça a manutenção da sinalização da pista, no trecho da RSC 453, compreendido entre Venâncio Aires e Lajeado.

APROVADO O REQUERIMENTO N° 0056/2023 DE AUTORIA DO VEREADOR RENATO GOLLMANN/PTB. O parlamentar solicita homenagem a equipe Time do Roque Schirrmann, pela conquista do título da Tabocha, Campeonato de Bocha de Venâncio Aires.

Olá Jornal