Em 2023 Venâncio Aires tem registrado recordes de famílias que recebem valores oriundos do Bolsa Família. Ainda em março foram repassados para 3 mil famílias, exatamente, o benefício federal. Desde lá, a marca está acima dos três mil, com oscilações ao longo do período. O pico de beneficiários ocorreu neste ano em maio, quando 3.140 famílias receberam valores do programa. Já em agosto houve queda, passando para 3.058 núcleos familiares beneficiados. Com isso, 7.768 pessoas são atendidas por programas de repasses sociais do Governo Federal.
Os dados são divulgados pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania. O valor total repassado ao município apenas em agosto totaliza R$ 1.996.312,00 e um benefício médio de R$ 652,82.
O município conseguiu acompanhar 1.516 beneficiários entre 4 e 18 anos incompletos de idade, o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 51,2% na educação. O resultado nacional de acompanhamento foi de 70,0%. O município possui, portanto, um acompanhamento da frequência escolar baixo. A continuidade de recebimento dos valores do programa, passa também pela frequência escolar dos filhos, realização de exames de pré-natal e vacinação.
Venâncio Aires encerrou o primeiro semestre deste ano com 7.577 famílias inseridas no Cadastro Único. Destas, 6.020 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos. A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 82,0%, enquanto a média nacional é de 82,8%.