Venâncio Aires se mantém entre os 10 maiores produtores de milho do estado

Olá Jornal
setembro23/ 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou o banco de dados sobre a produção agrícola dos municípios, com dados referentes a 2021. A partir destes números é possível analisar a produção rural das diversas cidades do estado. A safra passada manteve a Capital do Chimarrão entre os 10 maiores produtores de milho, para grãos, em área cultivada.

Venâncio Aires encerrou o ciclo passado, bastante afetado por conta da estiagem, na nona posição entre as maiores áreas plantadas do Rio Grande do Sul, com 9,1 mil hectares. Na liderança estão as cidades de Vacaria, com 16,5 mil hectares, e São Lourenço do Sul, com 16 mil hectares plantados no ciclo anterior.

Desde o início da série histórica de acompanhamento da produção agrícola, feita pelo IBGE, Venâncio Aires figura entre as 10 maiores áreas produtivas com milho, no Rio Grande do Sul. Em 2009 a Capital do Chimarrão produziu 15,5 mil hectares. De lá para cá, a cidade viu a redução da área plantada com o grão. A diminuição ocorreu também pelo crescimento das lavouras de soja na cidade, que no mesmo período dobrou de tamanho no município.

Apesar de estar entre os 10 municípios em área produzida, a produção de milho ainda não figurou no topo do ranking. A safra de 2021 encerrou com Venâncio Aires ocupando a 12ª posição, com 45,9 mil toneladas colhidas. Muitos Capões ocupou a liderança, com 153 mil toneladas. Entretanto, os resultados tiveram quebra, em função da longa estiagem registrada pelo Rio Grande do Sul.

Em 2016 Venâncio Aires ficou na segunda posição entre as cidades gaúchas em produção de milho, com 91 mil toneladas. No ano seguinte chegou à sexta posição. Já em 2018 ocupou a terceira posição, com 78 mil toneladas de produção. Em 2019 figurou na 7ª posição, com 81 mil toneladas na safra. E no ano seguinte (2020), também atingido pela seca, a cidade ocupou a 18ª posição do ranking, com 38 mil toneladas colhidas.

Olá Jornal