Venâncio Aires receberá mais de 650 doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19

Olá Jornal
maio24/ 2021

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 CRS) confirmou que a região receberá no total 3.222 doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pela Pfizer. Deste total, Venâncio Aires receberá 654 doses. Os imunizantes são direcionados para aplicação em pessoas com deficiência (BPC), gestantes com a primeira dose e pessoas com morbidades dos 38 aos 39 anos.

No total a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico). Na região as doses serão armazenadas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que conta com freezers capacidades de manter a temperatura. Ao longo desta segunda-feira, segundo a coordenadora da 13ª CRS, Mariluce Reis será realizado treinamento das equipes dos municípios, já que a manipulação das vacinas Pfizer são diferentes e exigem outros cuidados.

NOVAS DOSES

Pela limitação de logística, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses dever ser aplicadas em até seis horas.

As doses da Pfizer chegam ao Brasil em caixas de transporte específicas, com isolamento térmico e gelo seco que permite a manutenção de temperaturas entre -90°C e -60°C por até 30 dias. Em freezers, com temperatura entre -25°C e -15°C, o armazenamento pode ser por até duas semanas. Em freezers de temperatura ultrabaixa (entre -80°C e -60°C) as doses podem ficar por até seis meses. Após sair da fábrica, estando nas caixas térmicas ou nos freezers de -25°C a -15°C, o lote pode ser levado de volta a um ultrafreezer, reassumindo a validade original de seis meses. Essas temperaturas mais baixas do que precisam as doses das demais fabricantes são necessárias pois a vacina da Pfizer tem menos conservantes.

Olá Jornal