Venâncio Aires não vai receber novos modelos de urnas eletrônicas

Olá Jornal
julho25/ 2022

A Justiça Eleitoral iniciou a distribuição das novas urnas eletrônicas aos tribunais regionais. O novo equipamento possui processador mais rápido, acessibilidade aprimorada e bateria com vida útil prolongada. Entretanto, o novo equipamento que promete agilizar ainda mais o processo de votação, não estará disponível em outubro na 93ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão.

Segundo o chefe do cartório local, Eduardo Mosman, a prioridade para o novo modelo do equipamento são os maiores colégios eleitorais do país. “Aqui no Rio Grande do Sul serão direcionados para Porto Alegre, região metropolitana e colégios eleitorais maiores como Caxias do Sul e Pelotas.”

Ainda segundo o representante da Justiça Eleitoral, como não foram adquiridas unidades para completar a totalidade necessária, a prioridade é na substituição total por cidades e zonas eleitorais. “Isso porque as novas urnas não são compatíveis com o modelo antigo, por isso, quando é feita a substituição ela precisa ser na integralidade,” explica.

EQUIPAMENTOS
Para a 93ª Zona Eleitoral são direcionados cerca de 250 equipamentos, sendo os 213 para as seções, e urnas reservas. No Brasil, são 577 mil unidades disponibilizadas, desse total 224,9 mil são do novo modelo.

Além das melhorias para o eleitor, nos novos equipamentos, o terminal do mesário também passou por uma modernização: deixou de ter teclado físico e agora conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.

As novas unidades de votação seguem sem conexão por rede, internet ou bluetooth, são mantidas as emissões dos boletins (impressão após encerrado o pleito). Antes da coleta de votos, é feita a impressão da zerésima, para comprovar que não há nenhum registro de voto antes do início da votação.

FOTO: Divulgação/AI TSE

Olá Jornal