Venâncio Aires não atinge a meta de vacinação contra a Poliomielite

Olá Jornal
novembro25/ 2020

Até sábado, 21, último dia da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite, foram vacinas 2.282 crianças até cinco anos. O número, ficou abaixo da meta de imunizar 95% do público-alvo. A cidade fecha a campanha com o percentual de 79,54% das crianças vacinadas. A meta era alcançar 2.869 crianças.

Só no sábado em que ocorreu Dia D de vacinação nos postos de saúde da área urbana, foram vacinadas mais de 200 crianças. O melhor percentual de cobertura é verificado entre as crianças com até um ano. Nesta faixa foram imunizadas 664 crianças, ou seja, 86,01%.

Para crianças de até dois anos foram aplicadas 554 doses, com 80,76% de cobertura. A estimativa era de vacinar 686 crianças.

Na faixa de até três anos, foram aplicadas 527 doses da vacina, representando 75,72%. A meta inicial era de imunizar 696 crianças. Já entre o público de quatro anos, o percentual alcançado é de 75,10%, representando 537 doses aplicadas. A meta era de vacinar 715 crianças de quatro anos ou mais.

A Campanha de Vacinação estava programada para se encerrar em 30 de outubro, mas o governo do Estado decidiu pela prorrogação com intuito de atingir a meta e aumentar a imunização de crianças. O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Na busca por ampliar os números de imunizações, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirões de vacinação ao longo da última semana, em postos de saúde do perímetro rural. Os roteiros passaram por Vila Mariante, Vila Teresinha, Vila Arlindo, Palanque e Tangerinas.

Entre os motivos apontados pelo poder público para não alcançar as metas, está a suspensão das aulas presenciais e a pesagem de crianças para acompanhamento do programa de assistência social, Bolsa Família, que exige controle de vacinas.

ATUALIZAÇÃO
As famílias interessadas em atualizar as cadernetas de vacinação, podem procurar os postos de saúde da rede municipal de saúde. Segue ocorrendo a aplicação de outras doses incluídas no calendário vacinal do Ministério da Saúde.

Olá Jornal