Venâncio Aires não assina aditivo de contrato com a Corsan

Olá Jornal
dezembro16/ 2021

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), anunciou na tarde desta quinta-feira, 16, que o Município não irá assinar o aditivo de contra com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O prazo estipulado para assinatura encerra neste dia 16. Entretanto, após as tratativas entre Prefeitura e direção da estatal, a proposta de aditivo para prolongar o contrato até 2062 não alcançou as demandas da cidade. Com isso, o Município irá manter o atual contrato com a Corsan, que segue até 2035. Entre os pontos que fizeram a prefeitura não assinar o aditivo, estão: possibilidade de aumento das tarifas para os consumidores; sem plano de obras para nova fonte de captação de água para a cidade e falta de proposta para recapeamento asfáltico das ruas que receberam canos para esgoto.

A proposta inicial apresentada pela empresa, garantiria R$ 6 milhões em recursos livres para a Prefeitura, porém, estipulava novas fórmulas de cálculos de tarifas, inclusive com aumento para localidades mais afastadas, e o fim do fundo de gestão compartilhada. Atualmente 5% dos valores arrecadados com a cobrança de água são aplicados em um fundo, que pode ser utilizado para melhorias na cidades e obras de drenagem.

O prefeito destacou que após o período de negociações, não houve interesse da Corsan em atender as demandas apresentadas pela a cidade. “Não foram contemplados pontos importantes para a cidade, como uma nova fonte de abastecimento de água, ou investimentos na recuperação de vias. Vamos manter o atual contrato e ampliar a fiscalização para que seja cumprido.”

Ainda na tarde desta quinta-feira, 16, a Administração Municipal encaminhou à direção da Corsan a contra notificação, informando que não aceita o termo de aditivo.

A partir disso, novas negociações podem ser abertas por parte da empresa para busca o entendimento e garantir o aditamento do contrato. O Governo do Estado tem defendido a ampliação dos prazos contatuais com as prefeituras que concederam os serviços de saneamento à Corsan, em projeto de privatizar a companhia, venda de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. O objetivo é de garantir contratos com mais de 40 anos de vigência para ampliar as ofertas de empresas privadas interessadas em assumir as operações nas mais de 300 cidades gaúchas atendidas pela companhia.

Olá Jornal