Em agenda intermediada pelo deputado Airton Artus (PDT), o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Ruppenthal e a vereadora líder de governo e proponente da audiência pública que debateu a segurança no município, no último dia 9 de agosto, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, levaram pauta de reivindicações da Capital do Chimarrão ao secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron. Além de posicionar ao secretário a sensação de insegurança e a onda de furtos que vive o município, o grupo entregou documento com a solicitação emergencial de reforço nos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil.
O deputado Airton Artus abriu o encontro contextualizando a segurança pública local, desde a instalação do Presídio Estadual em Estância Nova (Peva) até algumas contrapartidas negociadas com o Estado na época e que não foram cumpridas. “Falamos na transformação da Companhia da Brigada Militar em Batalhão, doamos um terreno junto ao Foro para construção de uma nova delegacia e até agora nada. Entendemos as mudanças de governos, mas a comunidade de Venâncio está com o presídio funcionando e espera uma atenção”, destacou o deputado local.
O prefeito Jarbas da Rosa ressaltou o trabalho exemplar desenvolvido pelas corporações da Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros no Município, especialmente a integração e solidariedade durante as enchentes do rio Taquari, em Vila Mariante. Entretanto, apresentou dados da população urbana e rural e a necessidade de ampliação do efetivo para uma resposta rápida à criminalidade.
O secretário Sandro Caron destacou que trabalha para a saída de todos os policiais militares que hoje atuam nos presídios, o que beneficiaria diretamente Venâncio Aires. Com os índices de criminalidade em mãos, o secretário também ressaltou que o Município não vive ondas de violência, porém é preciso estar atento com ações diferenciadas de combate aos grupos criminosos. Caron prometeu visitar a cidade em breve e conhecer a área destinada à construção da delegacia, bem como avançar com o estudo das demais solicitações encaminhadas pelo governo local.
CRÉDITO: AI PMVA