Venâncio Aires já registra queda de 6,6% na produtividade com tabaco

Olá Jornal
novembro25/ 2023

A projeção para a atual safra de área plantada com tabaco em Venâncio Aires é de 8.400 hectares. Deste total, já ocorrem perdas em função dos alagamentos de setembro, com a cheia do rio Taquari, afetando cerca de 200 hectares, ainda em setembro. A enchente da semana passada em Vila Mariante e localidades próximas, devem aumentar essa área de perdas. Além das enchentes, a queda de granizo e excesso de chuva também devem afetar a produtividade das lavouras com tabaco. Segundo dados da Emater/Ascar, a projeção era de encerrar o atual ciclo produtivo com 2,25 toneladas por hectare colhido. Entretanto, com a situação climática atual, a projeção é de queda, passando para 2,1 toneladas por hectare produzido. O levantamento inicial da entidade de assistência técnica aponta para 6,6% de redução na produtividade.

“Já temos perdas instaladas devido a enchente, a baixa drenagem também afetou o cultivo e onde a infiltração tem dificuldade, pode ocasionar outras perdas. Com o acumulado de granizo, a perda já pode bater com queda de 0,1 tonelada por área plantada. Mas ainda é cedo para um diagnóstico preciso sobre a situação atual da safra de tabaco,” explica o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo, Vicente Fin.

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) ainda calcula a quebra na atual safra de tabaco. Entretanto, na região Sul, só com granizo, o atual ciclo registra um aumento de 250% nas lavouras atingidas. São mais de 21,2 mil lavouras notificadas com perdas. Na safra 2022/23 este número chegou a 5.926 unidades produtivas.

Olá Jornal