Venâncio Aires inicia campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários

Olá Jornal
março24/ 2024

A Prefeitura de Venâncio Aires, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a Influenza, destinada a grupos prioritários. Até 31 de maio, a vacina estará disponível nas unidades de saúde da cidade e do interior do município. Já o Dia D de mobilização nacional pela vacina será dia 13 de abril.

Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas de 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto); indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores; integrantes das Forças Armadas; pessoas em situação de rua. A meta é imunizar 90% da população-alvo, que é 30,5 mil venâncio-airenses.

“Fazemos a convocação para que as pessoas dos grupos não percam a chance de fazer a vacina. O inverno está chegando e a vacina protege contra as doenças respiratórias mais comuns”, destaca o secretário da Saúde, Tiago Quintana.

Serão 13 unidades de saúde, com salas de vacinas, que disponibilizarão o atendimento, e abrem na próxima semana de segunda a quinta-feira, algumas farão horário estendido até 19h. Na sexta, 29, não terá atendimento devido ao feriado.

Este ano a campanha foi antecipada pelo Governo Federal em virtude do aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país. Tradicionalmente realizada na primeira quinzena de abril, a antecipação visa proteger a população mais cedo diante do atual cenário epidemiológico.

Lembrando que, a vacina da gripe é anual. Portanto, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Para quem já tomou o imunizante, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças menores de 8 anos que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação.

A vacina utilizada nesta campanha é trivalente, contendo três cepas de vírus em combinação, o que proporciona proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.

Locais de vacinação:

UBS Central
EAP Santa Tecla
ESF Santa Tecla
ESF Coronel Brito
ESF CAIC
ESF Macedo
EAP Gressler
EAP Tabalar
EAP Centro Linha Brasil
EAP Santa Emília
EAP Tangerinas
EAP Vila Arlindo
EAP Deodoro

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal