Venâncio Aires foi o quinto município do estado que mais gerou empregos em janeiro

Olá Jornal
março16/ 2023

Com safra de tabaco, Venâncio fecha janeiro como o quinta município em geração de empregos. A primeira amostragem de geração de empregos de 2023 foi divulgada na última semana e aponta para um cenário já conhecido dos venâncio-airenses. A cidade encerrou janeiro como a quinta em novos postos de trabalho criados no Rio Grande do Sul. Vacaria liderou com 4.694 postos criados, a cidade também teve o resultado puxado pelas contratações de safra, na cultura da maçã.

Ligadas ao setor do tabaco, com crescimento nos contratos de safristas, Santa Cruz do Sul registrou saldo positivo em janeiro de 807 empregos gerados, ocupando a quarta posição no estado, e logo atrás está a Capital do Chimarrão.

O setor industrial de Venâncio Aires representou 73,6% das contratações do período de janeiro. Sozinhas as indústrias realizaram 1.024 admissões. No período foram 394 desligamentos, garantindo saldo positivo de 630 empregos gerados no primeiro mês de 2023. Todos os demais setores tiveram saldo negativo de empregos ao longo de janeiro. Com isso, o número de empregos gerados na cidade ao longo do período foi de 597 trabalhadores com carteira assinada. Atualmente no município o estoque de trabalhadores registrados, segundo dados do Caged, chega a 16.995 pessoas, alta de 3,64%.

PICO
A projeção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires é de alcançar o pico de contratações para a safra de tabaco entre os meses de maio e junho. O número total de safristas deve ficar entre 4,5 mil e 5 mil contratados. Além disso, com a compra de tabaco ocorrendo de forma tardia, o processamento vai ocorrer em período mais longo, podendo se estender até o mês de setembro.

Olá Jornal