Venâncio Aires emite decreto de situação de emergência após enchente histórica

Olá Jornal
setembro05/ 2023

“Vila Mariante vive a maior enchente da história”. A frase é do prefeito Jarbas da Rosa, que durante as últimas 24 horas acompanha, direto do local, a rápida subida do rio Taquari e os trabalhos de retirada das famílias atingidas. Na tarde desta terça-feira, 05, após o nível do rio bater 29 metros e 63 cm no porto de Estrela, confirmando a maior enchente já registrada na história da região, desde 1941, a Prefeitura de Venâncio Aires concluiu a publicação do seu Decreto de Emergência.

No decreto número 9.492, além de declarar Situação de Emergência em virtude do desastre classificado como Enxurrada, o prefeito da Capital do Chimarrão autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além da convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. “A mobilização é total para salvar vidas. Não estamos medindo esforços e todo o nosso efetivo está concentrado na atenção a essas pessoas atingidas. No momento estamos com quatro barcos direto trabalhando no resgate”, declara o prefeito.

Até às 16h50 desta terça-feira, 72 pessoas já haviam sido retiradas de suas residências e levadas para casas de parentes ou para o ginásio de Linha Mangueirão, localidade próxima que serve como QG. No local são servidas refeições, local para banho e concentrados donativos, como roupas, cobertores e produtos de higiene. “Já são 23 adultos, 5 crianças e 1 bebê nesse momento no ginásio. E os donativos não param de chegar. Nossa necessidade para essa noite ainda é colchão”, explicou a assessora da secretaria de Desenvolvimento Social, Camilla Capelão.

Os estragos estão concentrados na região do segundo distrito de Venâncio Aires. Localidades próximas ao Arroio Castelhano e adjacências não foram atingidas.

CAMPANHA

Para angariar especialmente alimentos e materiais de limpeza e higiene para os desabrigados, supermercados e veículo de comunicação são pontos de coleta da campanha S.OS Mariante. Os donativos estão sendo destinados ao Gabinete da Primeira-Dama e Defesa Civil para repasse imediato das famílias.

AULAS

Aulas seguem suspensas nas EMEFs Nossa Senhora de Fátima, Coronel Tomaz Pereira e Bento Gonçalves nesta quarta-feira, 06. Por enquanto, são as únicas escolas da rede municipal sem aula. O desfile cívico agendado para a próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro, foi cancelado.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Reprodução/Rádio Venâncio Aires AM

Olá Jornal