Venâncio Aires confirma sete novos casos de Dengue nesta semana

Olá Jornal
abril20/ 2022

A Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires atualiza os casos de Dengue no município. Entre segunda e quarta-feira, 20, foram confirmados 07 novos casos da doença. Com isso, são 87 pacientes que positivaram para Dengue na cidade em 2022. Deste total, 03 são importados, contraídos em outras regiões.

No total foram 237 notificações até o momento, sendo 14 negativos, 136 em análise e 01 paciente que segue em internação por conta da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt.

ESTADO
A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (20/04) que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue. Já são mais de 9 mil casos confirmados este ano ocorridos dentro do Estado, chamados de autóctones. Entre esses, cinco mortes pela doença já foram confirmadas.

A declaração tem por objetivo o reforço na mobilização de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O foco são os 177 municípios, incluindo a Capital, onde o nível de alerta é maior pelo número de casos e óbitos registrados.

O assunto foi tema de reunião do Centro de Operações de Emergência em Arboviroses (doenças transmitidas por insetos). A discussão foi feita entre representantes de áreas da assistência e vigilância da SES e de outras instituições, como a Fiocruz, e da representação dos municípios, pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS).

Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a necessidade de mobilizar e envolver toda a sociedade nessa tarefa. “É um compromisso com o cuidado”, disse. “O alerta máximo significa uma maior atenção com medidas fortes nas regiões de maior incidência”, completou.

Olá Jornal