Venâncio confirma 63 novos casos de Covid-19 e o primeiro da variante Ômicron

Olá Jornal
janeiro07/ 2022

O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Venâncio Aires aponta para 63 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira, 07. Com isso, o total de infectados na cidade chega a 10.845. Deste total, 10.475 são considerados recuperados. Atualmente 227 pessoas estão em recuperação domiciliar. Atualmente no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) seis pacientes positivos estão em internação, sendo três na UTI e outros três no Setor Clínico. Atualmente 12 pacientes aguardam resultados de exames para confirmar ou não para o novo Coronavírus.

Venâncio Aires confirmou também o primeiro positivo para a variante Ômicron. Seis casos suspeitos foram enviados para análise e o primeiro positivo para a nova cepa foi confirmado nesta sexta-feira. O sequenciamento genômico do material coletado é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), declarou nesta sexta-feira, 07, a transmissão comunitária da variante ômicron do coronavírus. Até este momento, o Rio Grande do Sul já teve a identificação de 255 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem em 34 municípios gaúchos ou em visitantes ao RS testados aqui.

O conceito de transmissão comunitária ou local é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, sem histórico de viagem ou sem que seja possível definir a origem da transmissão.

Entre os casos identificados, 21 foram confirmados por sequenciamento completo, método mais preciso pelo qual é feita a leitura de toda a cadeia genômica do vírus. Os demais 228 são considerados sugestivos, caracterizados pelas amostras que tiveram o diagnóstico pelo exame de RT-PCR que identifica parcialmente a variante ou aqueles casos que foram confirmados por serem de pessoas com sintomas e que sejam contato desses casos sugestivos.

Olá Jornal