Varejo de Venâncio Aires com expectativas positivas para as vendas no dia das mães

Olá Jornal
abril28/ 2022

O próximo dia 08 de maio será de homenagens para as mães. O movimento em vendas de presentes já é verificado pela Câmara de Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). A expectativa é positiva para a segunda data mais importante em vendas no comércio, ficando atrás apenas do Natal. O Dia das Mães será sem restrições para as comemorações, diferente dos dois últimos anos em função das restrições da pandemia, com isso, as vendas no varejo deverão registrar aumento.

A liberação de recursos do Fundo de Garantia e parcelas do 13º salário de aposentados também devem impulsionar as vendas no varejo, segundo projeção da gerente da Caciva, Lisete Stertz. “Estes recursos sempre ajudam a aquecer o setor do varejo. Aliado a isso, temos a situação da pandemia, que está em um patamar que permite os encontros familiares. Se observarmos que no ano passado estávamos com restrições, acreditamos num acréscimo significativo nas vendas neste ano,” destaca.

Entre os itens mais procurados para presentes no Dia das Mães estão: eletrônicos, vestuário e produtos de beleza. “A data é a segunda mais importante para o setor do comércio, ficando atrás do Natal,” comenta Lisete.

Os dois fatores apontados como importantes para aquecer as vendas, a liberação do saque emergencial do FGTS no valor de até R$ 1 mil e a antecipação do pagamento do 13º salário dos aposentados, devem movimentar em torno de R$ 6,2 bilhões. O valor será injetado na economia do Rio Grande do Sul com a liberação dos benefícios, o que certamente terá reflexos positivos no varejo.

A Fecomércio-RS, reforça a percepção de que há, neste momento, um espaço importante de reabertura e consequente acesso das pessoas a atividades que até então vinham reprimidas. Mas acrescenta que o contexto macroeconômico exige atenção. A inflação alta, o crédito caro e a inadimplência, por exemplo, ainda mantêm o consumidor cauteloso e exigem tato do comerciante ao conduzir os seus negócios.

FOTO: Pixbay/Divulgação

Olá Jornal