Vacina contra gripe segue para grupo prioritário em Venâncio

Olá Jornal
abril26/ 2021

Em Venâncio Aires, cerca de 6% das pessoas do grupo de risco da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foram imunizadas até agora, conforme a coordenadora da campanha, enfermeira Roselene Heinen. A campanha que iniciou no dia 12 de abril, tem prevista três etapas com públicos diferentes com prioridade para receber a dose. Este primeiro momento que oferece doses para crianças (de seis meses até menores de seis anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde, vai até o dia 10 de maio. Em seguida, a partir do dia 11 de maio até 8 de junho, a prioridade serão idosos e professores (redes públicas e privadas).

Já a terceira etapa, acontece de 9 de junho a 9 de julho para demais grupos prioritários (pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade).

Conforme Roselene, as doses estão sendo aplicadas nas unidades que têm sala de vacina, que são 12 no total, incluindo região central, bairros e interior. Nos bairros, as doses podem ser recebidas nas Estratégias de Grupos da Família: Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante. No centro, as pessoas dos grupos estabelecidos encontram vacinas nos postos de saúde dos bairros Gressler e Santa Tecla. No interior, as unidades de saúde com sala de vacinação que ofertam as doses são de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília. Já para o Centro Materno Infantil – Posto Central, o imunizante é ofertado exclusivamente para gestantes e crianças.

SEGUNDA DOSE COVID

O município está no aguardo do recebimento de novas vacinas para a segunda dose da imunização contra Covid-19. Para dar seguimento ao roteiro de aplicações que completam a imunização é necessário que o Ministério da Saúde envie mais doses. Nesta semana, já ficou comprometido o roteiro que o município tinha feito para essas aplicações.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal