Unisc projeta o futuro e mais aproximação com Venâncio Aires

Olá Jornal
junho25/ 2021

Ao comemorar os seus 28 anos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), avalia o futuro e aproximação com os municípios onde está inserida. Para Venâncio Aires as parcerias englobam atendimentos no setor da saúde, educação e serviços veterinários. O aniversário da principal instituição de ensino superior do Vale do Rio Pardo também oportuniza debate sobre as novas formas de educação, na era pós-pandemia.

O fomento de oportunidade é um dos caminhos das universidades para pensar de forma coletiva o desenvolvimento das regiões que estão implantadas. Isso a Unisc entende bem e faz parte do crescimento das cidades do Vale. Nesta sexta-feira, 25, quando a universidade completa mais um ano de atividades, o encaminhamento para enfrentar os próximos desafios, impostos pela pandemia, ganha mais peso nos debates.

No cenário de incertezas para a retomada completa de atividades presenciais, as instituições de ensino discutem novas modalidades das aulas. Conforme o vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, a universidade está preparada para as novas formas de ensino e aprendizagem. “O momento ainda é de poucas certezas sobre o futuro da educação superior, já que estão em constante mudança por conta dos protocolos de segurança sanitária. Mas sabemos que a Unisc está pronta para se adaptar. Ao longo de 2020 foram ofertados aos professores cursos profissionalizantes para as aulas online e caminhos para manter os níveis de aprendizagem.”

NOVA MODALIDADE
O vice-reitor lembra que atualmente a legislação brasileira conta com duas modalidades de ensino para cursos superiores: Educação à Distância (EAD) e Presencial. Porém, o ensino híbrido com aulas presenciais e virtuais, foi permitido por meio de decreto, que expira no fim do ano. “Esta modalidade, com aulas mais online do que presencial, pode ser um caminho, mas dependerá de alteração na legislação vigente. A Unisc atualmente está pronta para ofertar as três modalidades, e vamos aprimorar as nossas formas de ensino para garantir o acesso integral dos estudantes,” explica.

A modalidade híbrida de educação deve contar com 75% de aulas online e o restante de atividades práticas e presenciais. O assunto deve discutido na próxima reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE)

VENÂNCIO
Para Venâncio Aires, a Unisc prepara neste aniversário de 28 anos, parcerias em setores que impactam diretamente a vida do cidadão. Recentemente a instituição anunciou convênio com o Município para implantação de uma Incubadora Tecnológica, com objetivo de fomento de negócios.

Entretanto, os serviços de saúde é que terão destaque. Junto com o Hospital Santa Cruz do Sul, mantido pela Apesc (mantenedora da universidade), parcerias em especialidades médicas, residência e utilização de laboratórios, devem facilitar os atendimentos dos pacientes que utilizam o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Além de profissionais de medicina, outros 11 cursos da instituição poderão direcionar profissionais para estágio na casa de saúde venâncio-airense.

Além disso, junto com o Curso de Medicina da Unisc, profissionais recém-formados poderão realizar residência para atendimento em postos de saúde de Venâncio Aires. A medida busca suprir a demanda por profissionais de saúde, que atualmente dificulta as operações nas unidades com atendimento médico nos bairros.

A partir do segundo semestre, o curso de Medicina já irá realizar residência médica junto às Estratégia de Saúde da Família (ESF) de bairros do município.

VETERINÁRIA
O curso de Medicina Veterinária também entra na lista de parcerias. Conforme a reitoria da instituição, estudantes serão direcionados para estágios no Centro de Bem-Estar Animal, que está em fase de construção em Linha Ponte Queimada. Os trabalhos terão suporte do Hospital Veterinário, administrado pela universidade em Linha Pinheiral. Além disso, ações com cabanhas e criadores de animais de maior porte em Venâncio Aires, resultarão em parcerias diretas com o curso, para atividades práticas.

DEMANDAS
O vice-reitor afirma que Venâncio Aires ganhou destaque após estudo sócio-econômico das cidades em que a Unisc possui campus. O levantamento apontou necessidades e demandas para colaborar com o desenvolvimento das localidades. “Nosso objetivo é ajudar as cidades com serviços já ofertados pela universidade. Venâncio Aires terá nos próximos meses uma atenção especial para apontar necessidades e formas de parceria com a instituição,” destaca Henn.

FOTO: Divulgação/AI Unisc

Olá Jornal