A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou na tarde deste sábado, 07, o Vestibular de Inverno 2025, movimentando mais de 1,3 mil inscritos para 40 cursos presenciais e 16 na modalidade Ensino a Distância (EAD). A edição contou com candidatos vindos de 179 municípios de 15 estados e do Distrito Federal, com idades que variaram entre 15 e 63 anos, predominando a faixa dos 18 a 20 anos.
O reitor da Unisc, Rafael Henn, em entrevista ao Olá Jornal, comentou a evolução do vestibular de inverno, tradicionalmente visto como um “teste” para o processo de verão. Segundo ele, a lógica tem mudado, com o vestibular de inverno ganhando mais importância e um aumento nas matrículas oriundas deste processo seletivo. “O processo seletivo de inverno deixou de ser apenas um teste e hoje atrai muitos candidatos, especialmente para cursos como Medicina, que continua sendo o mais procurado”, afirmou.
A pró-reitora Acadêmica, Chana de Medeiros da Silva, destacou que o índice de abstenção foi de 5,52% para Medicina e 25,89% para os demais cursos, percentuais semelhantes aos dos anos anteriores. Ela também ressaltou o interesse expressivo pelos cursos da área da saúde, que lideraram as inscrições, incluindo Psicologia, Direito, Biomedicina e Enfermagem. “Temos candidatos de diversas regiões do país, o que demonstra a abrangência e o impacto do vestibular não só na Universidade, mas também na cidade de Santa Cruz do Sul”, comentou.
Já o pró-reitor Administrativo, Heron Begnis, falou sobre as oportunidades de bolsas e financiamentos que a Unisc oferece para facilitar o ingresso dos estudantes. “Muitas vezes, os candidatos e suas famílias pensam que não têm condições financeiras para estudar aqui, mas temos diversos programas, como o Prouni, além de bolsas próprias e financiamentos internos que atendem cada caso individualmente. Nosso setor financeiro e equipe de atendimento estão prontos para acolher e orientar os candidatos, garantindo que ninguém desista antes de explorar todas as possibilidades”, explicou.
Rafael Henn também comentou que o cenário dos vestibulares mudou bastante após a pandemia. “Antes, cerca de 60 a 70% das matrículas vinham do vestibular de verão, mas agora os processos complementares, como os vestibulares de inverno e de início de ano, têm ganhado mais espaço e importância, com aumento na conversão de candidatos aprovados em matrículas.”
PRÓXIMOS PASSOS
O listão dos aprovados nos demais cursos ofertados no Vestivbular de Inverno foram divulgados na segunda-feira, 09, pelo site da Unisc, assim como o Boletim de Desempenho dos candidatos. Na quarta-feira, 11, foi publicado o listão, pelo site da Unisc, para Medicina, assim como o Boletim de Desempenho dos candidatos (serão chamados os primeiros 200 classificados).
O período de matrícula para os demais cursos e EAD ocorre na internet entre os dias 10 a 13 de junho. Para Medicina, matrícula presencial na Central de Atendimento, dia 16, às 10h.