Unisc mais uma vez está entre as melhores universidades da América Latina

Olá Jornal
setembro14/ 2023

O ranking das melhores universidades da América Latina e Caribe – QS World University Ranking 2024 foi divulgado nesta semana. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) teve melhora na posição com relação ao ano passado: do bloco 301 a 350 passou para 201 a 250 no ranking geral. Ainda no ranking América do Sul a posição aproximada é de 154.

Segundo o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, as notícias das últimas semanas têm sido de uma reafirmação da qualidade de ensino da Universidade. “Há algumas semanas recebemos o recredenciamento do MEC que ocorre a cada dez anos. Repetimos a nota máxima, 5, e obtivemos a nota máxima nos 48 indicadores. Isso, sem dúvida nenhuma, é algo muito difícil, certamente, poucas instituições no Brasil conseguiram esse feito e deve ser muito comemorado. Reflete a cultura da nossa Universidade que é uma Instituição que foca, desde a sua origem, na qualidade em tudo que nós fazemos”, reflete.

Sobre o ranking atual no QS World University Ranking 2024, o reitor enfatiza a melhora significativa. “Nessa avaliação entram critérios como reputação acadêmica, número de docentes com doutorado, artigos publicados internacionalmente, alcance na web, rede internacional de pesquisa, então são indicadores importantes para uma instituição de Ensino Superior. Dessa forma, reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Agradecimento especial aos professores, estudantes e aos técnicos administrativos que constroem essa trajetória da nossa Universidade.”

Saiba mais

A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica especializada em educação. O ranking analisou 430 instituições em 25 países da América Latina e do Caribe. O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), proporção de docentes com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por instituição (5%) e alcance na internet (5%). 

CRÉDITO: AI UNISC

Olá Jornal