Unisc celebra 30 anos neste domingo

Olá Jornal
junho24/ 2023

O próximo dia 25 de junho será de celebração na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A principal instituição de ensino superior do Vale do Rio Pardo comemora os 30 anos de fundação. Para marcar a data diversas atividades são programadas, não só para o dia do aniversário, mas também ao longo das próximas semanas, como forma de relembrar as três décadas da universidade.

Em 1991, o sonho da transformação da Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) em universidade começou a se concretizar. A aprovação da Carta-Consulta pelo Conselho Federal de Educação mobilizou a implantação experimental da estrutura da futura Unisc e a construção do Ginásio pedagógico. Então, no dia 25 de junho de 1993, o Conselho Federal de Educação aprova a criação da Unisc e é publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria de Reconhecimento da Universidade. Nas ruas, a população de Santa Cruz do Sul celebrou a maior conquista educacional de sua história, fazendo uma grande carreata.

Ao longo destes 30 anos, a Unisc formou 43,5 mil pessoas. A universidade encerrou 2022 com 5.041 estudantes presenciais, e outros 939 por meio do ensino à distância. As informações constam no balanço social da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (APESC).

Entre as metas da instituição previstas no planejamento estratégico para 2023 está a ampliação do acesso ao ensino superior. “A Universidade de Santa Cruz do Sul continuará se empenhando para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior de qualidade e para isso investirá em linhas de financiamento estudantil em programas de concessão de bolsas de estudo,” destaca o relatório.

“Nesses tantos anos de atuação, a Unisc sempre primou pelo compromisso com a comunidade e entende que é, a partir do desenvolvimento das pessoas, que cumpre seu principal papel: proporcionar, a um número cada vez maior de pessoas, melhores condições de educação e possibilidades concretas de geração de novas oportunidades de trabalho e geração de renda. É por isso que estamos sempre avistando novas possibilidades, assim como os visionários da década de 60 que desafiaram as impossibilidades impostas, criando as primeiras Faculdades que vieram a se tornar a Unisc”, reforça o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.

DESTAQUES
Entre as conquistas recentes da Unisc, estão o Hospital Veterinário, inaugurado em 2020. O espaço para atendimento de animais é referência em saúde veterinária, e o único hospital do tipo no Vale do Rio Pardo. Em 2022 foram realizados 3.980 atendimentos (consultas, exames e procedimentos cirúrgicos); dentre estes, 607 foram atendimentos particulares, 202 castrações para o município de Vera Cruz (convênio para castração de animais de pequeno porte) e 3.171 atendimentos gratuitos para tutores de baixa renda, protetores independentes e ONGs (convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul), tanto para animais de pequeno como de grande porte.

Além disso, a instituição ampliou os serviços de análises, da Central Analítica. Os serviços garantiram novos investimentos, em especial a unidade na cidade Primavera do Leste, em Mato Grosso. As obras foram concluídas em 2022, e a inauguração ocorreu em janeiro deste ano. A exemplo de 2021, o ano de 2022 foi o ano com maior número de análises da história de mais de 30 anos, totalizando 4.829.727 análises, superando o número de 3.535.400 análises realizadas no ano anterior.

Olá Jornal