Unisc avalia novos cursos para o campus de Venâncio Aires

Olá Jornal
abril03/ 2024

Ao celebrar os 20 anos do campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul, a reitoria da instituição destaca novas oportunidades para a unidade venâncio-airense. O potencial para a produção de alimentos, aliado ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína Animal, está no horizonte. Ao destacar a parceria comunitária, o reitor Rafael Henn, afirma que novos cursos, não ofertados no campus sede, estão no radar.

“Nós temos hoje mais de 500 alunos de Venâncio Aires que estudam no campus de Santa Cruz do Sul, e muitos estão em cursos oferecidos no campus de Venâncio. Então, os alunos preferem vir para o campus sede. Por isso que a nossa estratégia é entender algum curso que possa ser regional, não só para Venâncio como também para a região do Vale do Rio Pardo. Inclusive, alunos daqui de Santa Cruz, Vera Cruz, desta região, possam ir para a Venâncio, para poder justificar o investimento na estrutura,” explica.

Conforme o docente, um dos cursos em discussão para o campus venâncio-airense é o de Engenharia de Alimentos, ainda não ofertado pela instituição. “Engenharia de Alimentos é um curso que faz muito sentido colocar em Venâncio, exatamente pelo polo da proteína animal. Então, a gente está nesse estudo mais avançado, e está dialogando com a Prefeitura, para entrar na segunda fase do CVT da proteína animal. A primeira fase foi concluída, que é a finalização da estrutura física do prédio, a segunda etapa do projeto, vai vir recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para equipar todos os laboratórios. E a partir daí, uma universidade, que a gente acredita que possa ser a Unisc, entra para fazer toda a operação de atendimento aos frigoríficos, mas claro, existindo o laboratório, nós podemos também utilizá-los para o ensino,” destaca.

ANIVERSÁRIO
A noite da quarta-feira, 27, foi de celebração na Comunidade Evangélica pela passagem dos 20 anos do campus da Unisc de Venâncio Aires. A Orquestra de Câmara da universidade realizou apresentação gratuita para a comunidade por conta do aniversário. Durante a apresentação, Henn destacou a importância do grupo musical, o único em universidades gaúchas. Além disso, lembrou que orquestra está disponível para apresentações em comunidades.

Olá Jornal