Unisc: 30 anos como universidade e principal formadora da região

Olá Jornal
junho28/ 2023

O domingo foi de celebração na Unisc, que marcou os 30 anos do reconhecimento de universidade. Apesar da data lembrar a conquista, o ensino superior já faz parte do Vale do Rio Pardo há 61 anos. Para o futuro, a maior presença nas demandas da comunidade regional, e agilidade na oferta de novas qualificações, fazem parte do planejamento universitário, por parte da reitoria.

“A Unisc é uma formadora de pessoas, em todos os sentidos técnicos, psicológicos e emocionais, e preparar as pessoas para o mundo do trabalho. E que essas pessoas, quando elas atingem o sucesso em todas as áreas do conhecimento, nós percebemos que a nossa missão básica, foi cumprida,” assim o reitor da Unisc, Rafael Henn, avalia a chegada dos 30 anos como universidade, celebrados no último 25 de junho.

Segundo o docente, a transformação do ensino tem desafiado a universidade, em especial pela velocidade das novidades nos meios acadêmicos e possibilidades profissionais. “O que tem se diferenciado nesses últimos anos é a velocidade com que a mudança ocorre. Então, por exemplo, se nós criamos um curso de graduação, tem um período de formação de cinco anos. Olhamos cinco anos para frente. Nós temos que perceber antecipadamente. Como que o mercado de trabalho nessa respectiva área estará atuando daqui há cinco, dez ou 15 anos. E esse é o grande desafio. Mas esse não é o desafio só das universidades. É o desafio de todas as instituições de conseguir se adaptar às evoluções que a humanidade passa.”

POTENCIAL
Para o reitor, o novo olhar da Unisc cruza também pelo potencial de serviços e educação oferecido por todas as instituições mantidas pela Associação Pró-ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), também presidida por Henn. Segundo ele, a reitoria tem discutido formas de nos próximos cinco anos, utilizar das mais diferentes formas a estrutura instalada atualmente pela instituição.

“Nós estamos debatendo agora a melhor forma de utilizar o potencial unificado de todas essas mantidas, em especial o Hospital Santa Cruz e a Universidade, para que possam fazer entregas ainda melhores. Mais qualificadas para a população de uma forma geral, através de serviços,” afirma.

Entra em debate também a um quarto pilar na base de trabalhos desenvolvidos pela associação mantenedora da Unisc e demais instituições. “Trabalhos nestas três décadas com três pilares, educação, pesquisa e extensão. Nós estamos discutindo muito, a criação de um quarto pilar, que é a prestação de serviços através da inovação, através do empreendedorismo e entregar valor. Muito além da educação, da pesquisa e da extensão para a população onde nós atuamos,” revela o docente.

QUALIFICAÇÃO
Para os próximos anos, a reitoria projeta a ampliação de cursos voltados ao setor de ciências da computação e tecnologia da informação. “Esta é uma área de demanda profissional, não há mão de obra preparada para a quantidade de vagas ofertadas atualmente. Vamos pensar opções de cursos voltados ao setor de tecnologia, pensando também na formação de profissionais de forma mais rápida. Este setor já desponta entre os principais no mercado de trabalho e a universidade está atenta a demanda,” comenta Henn.

VENÂNCIO
Além de realizar uma pesquisa para ouvir a população e demandas por novos cursos, a reitora da Unisc projeta a oferta do curso de Engenharia de Alimentos no vampus de Venâncio Aires. A qualificação ainda não é ofertada pela instituição. “Este pode ser um curso oferecido no campus de Venâncio, considerando a estrutura que vai ser criada pelo CVT [Centro Vocacional Tecnológico] que está em construção em parceria entre a Prefeitura de Venâncio Aires e a Unisc,” destaca o reitor.

Olá Jornal